Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina ocupa o 3132º lugar em ranking educacional

Cocal dos Alves é o melhor lugar para estudar no Piauí, revela pesquisa.

08/10/2015 15:06

A superioridade de Cocal dos Alves como referência em educação no Piauí foi novamente confirmada, dessa vez pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). De acordo com o ranking, o município - que obteve nota 5,1 em uma escala de 0 a 10 - é o melhor lugar do Estado para uma criança crescer com as maiores oportunidades. O município ficou muito a frente de Teresina, que ocupa o 7º lugar no ranking por Estado, com a nota 4,2. 


Veja o ranking 

Mesmo assim, os municípios piauienses não estão bem posicionados em relação às demais cidades do Brasil. Cocal dos Alves, por exemplo, ocupa a 515ª posição no ranking nacional e Teresina está em 3132º. O pior município para uma criança estudar, no Piauí, é em Monte Alegre, que ocupa a 5238º posição e ficou entre as 10 piores do Brasil.

O levantamento foi elaborado pelos mesmos criadores do  Índice para o Desenvolvimento para a Educação Básica (IDEB): os pesquisadores Reynaldo Fernandes (ex-presidente do INEP) e Fabiana Felício (ex-diretora do INEP). O ranking é feito a partir de informações que contemplam diferentes aspectos: do desempenho de alunos de diferentes idades ao nível de formação de professores; e revela como o local onde a criança vive, considerando as mesmas condições socioeconômicas e com estrutura familiar semelhante, interfere para o bem e para o mal em sua formação escolar.


Veja o ranking com as maiores notas no Estado

Cocal dos Alves – 5,1

Castelo do Piauí e Buriti dos Montes – 4,7

Vila Nova do Piauí e Pajeú do Piauí – 4,5

Piracuruca e Piripiri – 4,6

Belém do Piauí, Fronteiras, Santana do Piauí, São José do Divino e São João da Canabrava – 4,3

Sussuapara, Francisco Macedo, santa Rosa do Piauí, Campo Grande do Piauí, Domingo Mourão, Floriano e Cocal de Telha – 4,3

Teresina e Várzea Grande – 4,2

Mais sobre: