Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Servidores da educação deflagram greve geral a partir de segunda-feira

Eles cobram um reajuste de 13% para a categoria já a partir de maio.

24/04/2015 12:24

Os funcionários das escolas públicas estaduais decidiram em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (24), decretar greve geral por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (27). A decisão não inclui os professores estaduais.

Fotos: Assis Fernandes/ODIA

Eles cobram um reajuste de 13% para a categoria já a partir de maio. Segundo a presidente do SINTE-PI, professora Odeni de Jesus, a categoria está com os salários atrasados há vários anos sem que haja reajuste, além de contar outros problemas como férias não gozadas. “Na última negociação o Governo ofereceu apenas 9%”, destaca Odeni.

Para a diretora do Sinte, Antonia Ribeiro, a categoria está mobilizada e foi buscado na assembleia o consenso em relação à greve. “Sem isso, não haveria sentido o movimento. A greve se justifica porque há uma necessidade enorme de rever os planos de cargos e carreiras e os salários dos servidores”, disse a sindicalista.

Na próxima quinta-feira (30) está prevista uma nova assembleia com a categoria na Praça da Bandeira. O objetivo é discutir as propostas que forem surgindo por parte do governo do Estado. Ao todo, o Estado possui 8 mil servidores que atuam nas áreas administrativa, de serviços gerais e segurança.

Mais sobre: