Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ocupação completa quatro dias e estudantes da UFPI reivindicam melhorias

Os universitários protestam contra a PEC 241, que impõe um teto dos gastos públicos, incluindo Saúde e Educação.

22/10/2016 12:59

A sede da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) permanece ocupada por membros que compõem o Diretório Central dos Estudantes da instituição e integrantes de outros movimentos estudantis, deste a última terça-feira (18).  Os universitários protestam contra a PEC 241, que impõe um teto dos gastos públicos, incluindo Saúde e Educação.

Neste sábado, o reitor da instituição, prof. Arimateia Dantas Lopes, esteve reunido com os ocupantes. Ao final do encontro, houve o acordo para que os estudantes apresentem uma carta com as principais pautas do protesto. Ainda que verbalmente, os líderes do movimento se queixaram, dentre outros problemas, dos seguranças que atuam dentro da universidade, da fragilidade na estrutura e da falta de acessibilidade.

Fotos: Moura Alves/ODia

Instigado a se posicionar a respeito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um limite para o aumento dos gastos públicos, o reitor afirmou que só tomará uma decisão após reunião com o Conselho Universitário.

“A ocupação visa promover uma unidade estudantil e garantir um posicionamento oficial da universidade. Observando esta conjuntura entende-se como necessário e fundamental o posicionamento forte por parte de todas as instituições de ensino, de estudantes, professores e demais trabalhadores da educação, além de uma rígida resposta por parte dos demais componentes de nossa sociedade”, diz a página oficial do DCE UFPI.

Os alunos que lideram a ocupação afirmaram, durante o encontro de hoje, que pretende deixar à sede da reitoria somente após a votação da PEC, em segundo turno, na Câmara dos Deputados Federais. A previsão é que a votação ocorra na próxima terça-feira (25).

Protesto no Salibom

Tico Santa Cruz, ativista e vocalista da banda de Rock Detonautas, registrou uma outra manifestação dos alunos da Universidade Federal do Piauí, contra a PEC-241, durante o Salão do Livro de Bom Jesus, na noite de ontem. Tico palestrou durante o evento, que contou com a presença de alunos e professores dos campus universitários e escolas da região. 

Edição: Francisco Barbosa
Por: Nathália Amaral
Mais sobre: