Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes já iniciaram preparação para as provas decisivas do Enem 2016

As provas acontecem em novembro e o resultado pode ser decisivo no futuro dos jovens.

04/05/2016 07:36

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem apenas no mês de novembro, mas os estudantes que vão prestar o exame já começaram a preparação para a maratona de provas, que pode garantir vaga em uma instituição pública de ensino superior. A rotina de estudos não fica restrita à sala de aula. Para obter a tão sonhada aprovação, alguns estudantes abrem mão de momentos de lazer, para manter o foco apenas no aprendizado.

Fotos: Moura Alves/ODIA

Com o sonho de cursar arquitetura, Blenda Rafaellen, 17, vai participar do Enem pela segunda vez. A estudante, que atualmente cursa o 3º ano do Ensino Médio, acredita que as provas devem apresentar um nível mais elevado, na edição de 2016. Para conseguir um bom resultado, ela acredita que manter o foco nos estudos é fundamental.

“A prova desse ano vai ser mais complicada do que a do ano passado. Por isso, estamos focando em assuntos específicos, para poder ter certeza que vamos estar preparados no dia da prova”, pontua a estudante, que montou sua rotina de estudos com auxilio de uma psicóloga.

José Leandro, 18, pretende cursar engenharia em uma instituição de ensino superior. Ele conta que por ter maior afinidade com disciplinas de calculo, a sua preparação é voltada para equilibrar os conhecimentos de outros conteúdos, que também são importantes para o bom desempenho nas provas do Enem.

“Tento focar em todas as disciplinas, mas dou mais valor às que eu tenho um pouco de dificuldade, como história e geografia. É importante esse equilíbrio, já que a prova do Enem exige do aluno o conhecimento de diversos conteúdos”, avalia José Leandro, que atualmente cursa o 3º ano do Ensino Médio.

O estudante Samuel Machado, que pretende ingressar no curso de Direito, através do Enem. Ele afirma que além dos conteúdos repassados pelos professores em sala de aula, também acompanha os fatos marcantes que acontecem ao redor do mundo, e que podem ser cobrados nas provas.

“Sempre acompanho as notícias e atualidades, porque também é uma forma de preparação para o Enem. Não basta saber os conteúdos ensinados na sala de aula, também é importante estar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo”, comenta o estudante.

Ansiedade pode atrapalhar na preparação, diz psicóloga

Ansiedade e nervosismo fazem parte da preparação dos estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Essa tensão é algo comum nos meses que antecede a realização da prova, mas que pode acabar influenciando negativamente o desempenho, e trazer problemas de saúde para o estudante.

“Existe uma pressão psicológica muito grande da sociedade, dos pais, e, principalmente, dos estudantes, que almejam uma profissão. A ansiedade atrapalha, porque ela pode gerar, em algumas situações, sensações corporais, como palpitações, sudorese, vômito”, pontua a psicóloga Silmara Miranda, que atende estudantes que se preparam para o Enem.

A escolha profissional também é um dos fatores que gera ansiedade nos estudantes que se preparam para o Enem. Os meses que antecedem a prova, geralmente, são marcados por dúvidas e incertezas. “Os estudantes nessa fase de preparação têm muitas dúvidas sobre a escolha profissional. fazemos um acompanhamento, com orientação vocacional, para ajuda-los nessa fase”, explica.

Silmara Miranda esclarece que o acompanhamento psicológico também é fundamental para um bom desempenho do aluno nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. “Fazemos um trabalho para diminuir essa ansiedade, através de dinâmicas e atividades motivacionais, para que eles cheguem no dia da prova do Enem mais relaxados”, explica a psicóloga. 
Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: