Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes invadem RU da UFPI e planejam ocupação da reitoria

Eles protestam contra o corte de R$ 7 bilhões das verbas destinadas à educação.

26/03/2015 14:04

Estudantes da UFPI fizeram uma ocupação hoje pela manhã no Restaurante Universitário I, localizado próximo ao CCS, no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina. Depois, o grupo seguiu para o prédio da Reitoria, onde planejam uma ocupação. A manifestação foi organizada em decorrência do Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, comemorado hoje (26). os protestos são realizados em várias universidades federais do país.

Com a ocupação, a comida do Restaurante estaria sendo servida gratuitamente para estudantes e servidores da instituição. Os servidores terceirizados pararam suas atividades em apoio ao movimento e todos os serviços do RU foram feito pelos próprios estudantes. De acordo com a coordenadora geral do DCE/UFPI, Raíssa Andrade, foram servidas mais de 1.500 refeições. “Nós estamos aqui reivindicando melhorias para a educação pública”, afirma.

Os estudantes e os servidores protestam contra o corte de verbas de R$ 7 bilhões para universidades federais, anunciado no início deste ano pelo governo. Além disso, eles exigem que as refeições dos RUs passem a ser servidas gratuitamente e reivindicam mais bolsa permanente para os estudantes e a criação de uma creche universitária. “Muitas estudantes deixam de frequentar a universidade porque a UFPI não oferece creche universitária”, explica Raíssa.

Após a ocupação do Restaurante, os alunos seguiram para o prédio da Reitoria da UFPI. Eles pretendem ficar no local até serem atendidos pelo reitor, Professor José Arimatéia Lopes, para que seja entregue em mãos um documento do DCE com todas as reivindicações.

O ato está sendo organizado por representantes do Diretório Central dos Estudantes – DCE/UFPI, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da UFPI e Associação dos Docentes da UFPI.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Aldenora Cavalcante (estagiária)
Mais sobre: