Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes do IFPI ocupam diretoria em protesto contra a PEC 241

No Piauí, esse é o quarto campi ocupado, contando com a UNIVASF de São Raimundo Nonato, a UFPI de Teresina e a UFPI Picos

24/10/2016 16:53

O campus do Instituto Federal do Piauí na zona Sul de Teresina é a 1073ª instituição de ensino ocupada por estudantes contra a PEC 241, que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos. Cerca de 100 estudantes fizeram a ocupação por volta das 16h desta segunda-feira (24) e planejam manifestação na avenida Frei Serafim.

Foto: Elias Fontinele/ODIA

Segundo o presidente do Grêmio Estudantil, Moisés Morais, a pauta de reivindicação é exclusivamente contra a PEC. "Nós vamos manter a intervenção até que o Governo Federal abra diálogo com mais de mil escolas que já aderiram ao movimento em todo o País", afirma o estudante.   

Hoje pela manhã houve uma reunião com os pais do alunos para informar sobre a manifestação. Alguns professores estão apoiando o protesto. "Hoje foi paralisação total. Amanhã será feito um levantamento da ocupação e a análise do andamento das atividades", disse Francisca Assunção, diretora geral do Instituto do campus do IFPI da zona Sul. 


No Piauí, esse é o quarto campi ocupado, contando com a UNIVASF de São Raimundo Nonato, a UFPI Picos e a UFPI de Teresina, que teve a reitoria ocupada desde o dia 18 de outubro. No campus do IFPI do município de Pedro II os estudantes foram à ruas. Hoje, técnicos da UFPI decidiram parar por tempo indeterminado.

Amanhã (25) acontece uma mobilização nacional e a proposta é que as instituições de ensino do Brasil façam uma greve geral envolvendo servidores, professores e estudantes. 

A segunda votação da PEC 241 na Câmara dos Deputados acontece nesta terça-feira. Caso aprovada por 308 parlamentares, segue para o Senado, onde passa por mais duas votações.



Por: Nayara Felizardo e Francisco Barbosa
Mais sobre: