Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em apenas cinco dias, Piauí já tem quase 55 mil inscritos no Enem 2017

De acordo com o último balanço divulgado pelo Inep, em todo o país já foram registradas 2,8 milhões de inscrições. Provas acontecem em novembro.

13/05/2017 14:52

Cinco dias após a abertura das inscrições para a edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Piauí já conta com 54.353 inscritos. A informação consta no último balanço divulgado pelo Inep. De acordo com os dados do Ministério da Educação, em todo o Brasil já foram feitas mais de 2,8 milhões de inscrições. O prazo para que os candidatos se inscrevam vai até as 23h59min do dia 19 de maio. Vale lembrar aos estudantes que a taxa de inscrição deve ser paga até o dia 24 de maior. Caso não haja a confirmação do pagamento, a inscrição do candidato não será deferida.

Este ano, o valor das inscrições do Enem teve um aumento de 20,5% em relação ao que havia sido cobrado no ano passado. Os candidatos que não forem contemplados pelos critérios de isenção do pagamento, terão que desembolsar R$ 82,00. O aumento da taxa, segundo a Secretaria Estadual de Educação do Piauí, não tem impactado tanto na quantidade de inscritos, já que muitos dos candidatos são oriundos da escola pública ou em situação de carência e têm direito à isenção do pagamento.

O que estaria afetando diretamente no número de inscrições registradas no Piauí seria o fato de que a partir deste ano, o Enem não possa mais ser usado para conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio, como aconteceu nas edições anteriores. As estimativas feitas pela SEDUC antes da abertura das inscrições eram que o número de inscritos de 2017 reduzisse em pelo menos 19 mil em todo o Estado por conta desta mudança de regra.

As provas do Enem 2017 serão aplicadas de forma diferente do que foi feito nos outros anos. Os estudantes não farão mais o exame em um fim de semana inteiro, mas em dois fins de semana seguidos. As provas estão marcadas para serem aplicadas nos dias 05 e 11 de novembro, dois domingos. A ordem das avaliações também vai mudar: no primeiro domingo, serão aplicadas as questões de Linguagens e Códigos, Humanidades e a Redação; e no segundo domingo, serão aplicadas questões de Ciências da Natureza e Matemática. O número de questões das provas permanece o mesmo.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: