Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dois piauienses tiraram nota máxima na redação do Enem

Bruno Henrique fez cerca de 40 redações e João Vitor conta que fazia até três textos por semana; os dois estudavam em escolas particulares

19/01/2017 11:23

Pelo menos dois piauienses estão entre os que tiraram nota máxima na redação do Enem. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (18) e mostrou que apenas 77 pessoas em todo o Brasil tiraram 1000 ao escreverem sobre intolerância religiosa. João Vitor Vasconcelos Ponte e Bruno Henrique Batista Valcácer, ambos com 17 anos,estão neste grupo.

Em conversa com o Portal O DIA, os dois jovens foram unânimes em dizer que a nota foi resultado da quantidade de redações escritas no decorrer do ano. Segundo Bruno Henrique, foram cerca de 40 textos feitos antes do dia da prova. “Era em média uma por semana no primeiro semestre. Depois eu intensifiquei no segundo semestre”, conta.

João Vitor também praticou bastante. “Eu fazia umas três redações por semana, sobre temas diversos. Inclusive tinha feito uma redação com o mesmo tema do Enem no começo do ano, mas optei por não usar os mesmos argumentos. O resultado da nota foi mesmo o treino”, reforça o jovem.

Bruno também destaca que as leituras sobre filosofia, sociologia e história, bem como as conversas com amigos e professores foram muito importantes para superar sua dificuldade de ler e escrever. “Eu sabia que era importante desenvolver a visão crítica sobre os acontecimentos, e tanto as disciplinas quanto os diálogos me ajudaram”, afirma o estudante.

Ambos os jovens estudaram sempre em escolas particulares e tiveram o reforço de curso de pré-vestibular ou curso de redação.

O número de estudantes que tiraram a nota máxima reduziu este ano. Em 2015, 104 alunos fecharam a prova. Já a quantidade de notas zero aumentou. Embora o MEC tenha adotado critérios diferentes de divulgação entre 2015 e 2016, os dados apontam que 84.236 zeraram a prova. Em 2015, 53 mil participantes ficaram nesta situação. A fuga ao tema foi o principal motivo para as notas zero.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: