Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias lança edital do Universidade Aberta e disponibiliza 3 mil vagas

A Universidade Aberta vai beneficiar a população de 147 municípios que ficam próximos aos polos presenciais a serem instalados.

15/06/2017 08:30

 Foi lançado ontem (14) o edital do primeiro vestibular da Universidade Aberta, que vai disponibilizar 3 mil vagas para o curso de administração em 60 municípios do Piauí. As inscrições começam no dia 26 de junho e vão até 7 de julho. As provas acontecem no dia 6 de agosto e as aulas já iniciam em setembro. 

A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak, com a presença do governador Wellington Dias (PT). Segundo ele, a modalidade não é de ensino superior à distância, mas sim educação com mediação tecnológica. “O aluno vai assistir aula em um espaço físico, apenas o professor que será à distância”, disse Wellington. 

A Universidade Aberta vai beneficiar a população de 147 municípios que ficam próximos aos polos presenciais a serem instalados. O governador informou que um novo vestibular deverá acontecer em dezembro, abrangendo então todo o estado do Piauí. “Estamos liberando R$ 26 milhões para equipar os cursos e contratar os professores”, informou o governador. 

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, disse que o dinheiro será destinado à produção e reprodução do material bibliográfico, como também para o pagamento da bolsa dos tutores à distância e presenciais. "Mais de 50% do curso é presencial. O restante terá auxílio de videoconferências, com mediação de professores", disse. 

A Universidade Aberta já oferecia cursos anteriormente, mas apenas voltados para a formação de professores. Com o lançamento desse vestibular, todas as pessoas com ensino médio completo poderão concorrer.

 Segundo Nouga Cardoso, após o curso de administração, serão ofertadas vagas para Ciências Contábeis, Turismo e Biblioteconomia. "Não podemos nos dar ao luxo de abrir um curso de ensino superior que não oferece empregabilidade. Por isso a escolha por essas áreas, porque há demanda no estado", explica o reitor. 

Municípios beneficiados

 Cajueiro da Praia; Cocal; Batalha; Brasileira; Domingos Mourão; Joaquim Pires; Lagoa de São Francisco; Matias Olímpio; Milton Brandão; São João do Arraial; Pedro II; Assunção do Piauí; Boa Hora; Buriti dos Montes; Cabeceiras; Capitão de Campos; Nossa Senhora do Nazaré; Juazeiro do Piauí; São João da Serra; São Miguel do Tapuio; Alto Longá; Altos; Barro Duro; Curralinhos; Jardim do Mulato; José de Freitas; Hugo Napoleão; Lagoa Alegre; Olho Água; Palmeirais; Teresina - zona Sul; Lagoa do Sítio; São Félix do Piauí; Santa Cruz dos Milagres; São Miguel da Baixa Grande; Belém do Piauí; Francisco Macedo; Padre Marcos; Fronteiras; Santana do Piauí; Vila Nova do Piauí; São Francisco do Piauí; Conceição do Canindé; Guaribas; Capitão Gervásio de Oliveira; Nova Santa Rita; Nazaré do Piauí; Socorro do Piauí; Bertolínia; Jerumenha; Landri Sales; Ribeiro Gonçalves; Avelino Lopes; Colônia do Gurguéia; Cristalândia; Cristino Castro; Curimatá; Currais; Palmeira do Piauí e Santa Filomena.

Fonte: Jornal O Dia
Por: Ithyara Borges e Nayara Felizardo
Mais sobre: