Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vendas de eletrodomésticos caem 10% no primeiro semestre de 2015

Para os lojistas, a diminuição das vendas é causada pelo medo dos consumidores em adquirir produtos em meio a uma possível crise econômica

30/07/2015 06:59

Os brasileiros estão comprando menos os chamados eletrodomésticos da linha branca, a exemplo das geladeiras, fogões e máquinas de lavar. Um levantamento feito pela Associação Nacional de Eletroeletrônicos aponta que, no primeiro semestre deste ano, a venda desses produtos caiu 10% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Para os lojistas, a diminuição das vendas é causada pelo medo dos consumidores em adquirir produtos em meio a uma possível crise econômica. “As pessoas escutam em todo lugar que estamos vivendo uma crise econômica, que pra mim não existe, e acabam ficando com medo de comprar alguns produtos”, avalia Ronaldo Câmara, gerente de uma loja de eletrodomésticos no Centro de Teresina. 

Foto: Ana Paula Diniz/ ODIA

O presidente do Sindilojas, Luís Antônio Veloso, avalia que a população está mais cautelosa na hora de comprar certos produtos. “Quando o mercado esfria, as pessoas deixam de comprar. O medo do que pode acontecer na economia afasta os clientes; por isso, nós fazemos promoções e liquidações”, afirma. 

A mudança de comportamento do consumidor pode ter também outra explicação: o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para artigos da linha branca de eletrodomésticos. Com o fim do IPI, alguns produtos acabam sofrendo uma elevação no preço de até 20%. 

Ao consumidor só resta pesquisar e avaliar bem as condições, antes de adquirir os produtos. A dona de casa Ivanilde Araújo vai trocar o fogão da sua cozinha e conta que, há mais de uma semana, realiza uma pesquisa minuciosa nas lojas para saber onde vai comprar. 

“Comprar a prazo nunca mais. Pretendo comprar à vista; por isso, estou fazendo uma pesquisa de preços, que é importante para economizar e ter um produto de boa garantia dentro de casa” relata.

Por: Natanael Souza- Jornal O Dia
Mais sobre: