Portal O Dia

Veículos com placa final 2 têm até dia 29 para pagar IPVA

Quem pagar dentro do prazo, não pagará multa

04/02/2011 13:00

Começa hoje o pagamento do IPVA para veículos de placa final 2 com término para o dia 29 de fevereiro. Esta data é limite para não incidir multas.


"Os contribuintes precisam estar atentos as datas dos pagamentos, pois os atrasos incidem multas que podem chegar a 15% sobre o valor do imposto", completa o diretor da Unatri (Unidade de Administração Tributária do Piauí), Paulo Roberto.

Caso o contribuinte atrase 30 dias a multa de mora será de 5%, mais juros de 1%. Atraso de 30 a 60 dias, a multa será de 10% mais juros de 1% ao mês. Após os 60 dias, a multa chega a 15% mais os juros de 1% ao mês.

Hoje encerra o pagamento da primeira cota e cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com placa final 1 (um). Os contribuintes que não realizaram seus pagamentos ainda podem acessar o site do DETRAN-PIi para a emissão do boleto, com o número da placa e do RENAVAM e dirigir-se a qualquer banco credenciado ou correspondentes bancários.

A arrecadação do imposto neste mês de janeiro trouxe aos cofres públicos mais de 8 milhões de reais. A previsão para o ano de 2011 é que a arrecadação do IPVA aumente 10,5% comparado ao ano de 2010. O valor arrecadado no ano de 2010 superou as expectativas e totalizou R$ 103.327.707,31.

A tabela do atual exercício encontra-se disponível na página http://www.sefaz.pi.gov.br/conteudo_internet.php?p=ipva . Os contribuintes que efetuarem o pagamento em cota única, ou seja, o valor total do imposto, e até a data limite receberão o desconto de 15% sobre o valor do imposto. E para os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado será feito em até três vezes, mas não receberão nenhum desconto.

A Secretaria da Fazenda disponibiliza o parcelamento do débito do IPVA de exercícios anteriores em até 6 meses. O contribuinte interessado pode encaminhar-se a qualquer agência de atendimento e fazer a simulação do débito e assim escolher a melhor forma de pagamento.

Fonte: Sefaz
Edição: Robert Pedrosa

Deixe um comentário

Tópicos carro Detran IPVA sefaz,

Veja também

há 7 dias
Foram aplicados mais de R$ 2 bilhões entre 2013 e 2014.
há 13 dias
Sebrae ofertará o curso Gestão da Qualidade: Auditorias Internas.
há 17 dias
A declaração junto à Receita Federal é necessária para que seja expedida a Certidão Negativa de Débito (CND) relativa à obra, o que permite a averbação junto aos cartórios de registros de imóveis.
há 21 dias
Trabalhadores que ganham, em média, dois salários mínimos têm direito.