Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tarifa de ônibus poderá ter reajuste de 20% e chegar a 3,30 em janeiro

O preço sugerido da passagem do transporte coletivo em Teresina será avaliado pelo Conselho Municipal de Trânsito

27/12/2016 16:40

O Conselho Municipal de Trânsito de Teresina se reuniu hoje (27) para discutir um pedido de reajuste no preço das passagens do transporte público coletivo na capital. O pedido foi elaborado pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina– Setut à Superintendência de Trânsito – Strans, que após atualizar a planilha de custos sugeriu o aumento do preço da passagem dos atuais R$ 2,75 para R$ 3,30.

Ao ODIA, o diretor administrativo da Strans, Ricardo Freitas, explicou que o estudo elaborado pela Strans, sugerindo o novo valor da passagem, foi entregue aos 23 membros do Conselho Municipal de Trânsito, que pediram um tempo para analisar a proposta. A expectativa é que eles voltem a se reunir na próxima semana. Após o Conselho definir se aprova o estudo, ele segue para o prefeito Firmino Filho (PSDB), que tem a prerrogativa de autorizar ou vetar o aumento.

“A Strans possui uma divisão de estudos tarifários que acompanha a evolução dos preços. O Setut pediu o aumento e essa divisão fez um estudo levando em consideração a planilha de custos e chegou a esse valor. O Conselho é formado por representantes dos segmentos sociais, incluindo usuários, empresários, representantes da prefeitura, entre outros”, citou Ricardo Freitas, acrescentando que acredita que até fevereiro a discussão seja encerrada. A planilha de custos leva em conta preços da manutenção dos veículos, salários de trabalhadores do setor, gasolina, entre outros itens. 

De acordo com o sindicato dos empresários, em Teresina, circulam cerca de 7 milhões de passageiros por mês, incluindo cerca de 105 trabalhadores e 100 mil estudantes diariamente. O setor de transporte público emprega cerca de três mil pessoas. 

Por: João Magalhães
Mais sobre: