Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saiba mais sobre o concurso público para a Receita Federal

As fases são extensas, demoradas e muitas vezes difíceis. Os concursos públicos, além de altamente concorridos pelos vários segmentos e contextos sociais, são extremamente complicados do ponto de vista de estudo.

26/07/2016 11:13

A Receita Federal está prestes a abrir novo concurso para admitir funcionários nas áreas de auditor fiscal e analista tributário. Serão cerca de mil vagas com salários de mais de 18 mil reais e diversos outros tipos de benefícios e oportunidades. Para se inscrever no concurso é necessário ficar atento ao site do órgão e ler atentamente o edital do processo. Tanto no site quanto no edital, você conseguirá entender melhor como será o funcionamento da prova, além de também saber de mais dicas para se sair bem.

A Receita Federal é um órgão adjacente ao Ministério da Fazenda do Estado brasileiro. Ela foi criada em 1968, durante o governo militar de Costa e Silva com o objetivo de trabalhar nas áreas tributária e fiscal brasileiras, através de políticas de planejamento, execução e supervisão de práticas e normas em nível federal.

Sua principal função é auxiliar e gerir algumas questões básicas para o Poder Executivo do Estado, como criar e administrar subsídios para a política tributária do país, gerir os tributos arrecadados pela União e implantar políticas de combate ao contrabando e à sonegação fiscal.

Para prestar o concurso são feitas algumas exigências, como a necessidade de possuir um ensino superior completo em qualquer área do conhecimento e, embora os editais ainda não tendo sido divulgados, mas analisando os editais de concursos anteriores, podemos extrair algumas dicas e sugestões de preparação para os que pretendem seguir carreira como servidor público.

Os candidatos a concursos públicos da Receita Federal, segundo histórico de editais, devem ser de nacionalidade brasileira, e caso tenham nacionalidade portuguesa, devem estar devidamente amparados pelo estatuto de igualdade entre os países; devem estar em dia com os deveres políticos, eleitorais e relativos ao serviço militar, no caso de candidatos do sexo masculino, e gozar de plenas aptidões físicas e mentais para o exercício do cargo.

Além disso, os candidatos deverão apresentar diploma de conclusão de curso superior que seja reconhecido pelo MEC, apresentar declaração de bens com dados até a data da posse e também estar ciente de todos os documentos exigidos e necessários para a admissão, que estão listados nos editais específicos.

O concurso geralmente se dá em duas etapas, com fases distintas entre si, de acordo com o edital divulgado pela Receita. Na primeira Etapa geralmente ocorre uma primeira prova objetiva de conhecimentos gerais de caráter seletivo e classificatório. Após a divulgação de seleção, ocorre uma segunda prova objetiva de conhecimentos específicos, também de caráter seletivo e classificatório.

Por fim, ocorre uma prova discursiva para aprovação ou reprovação do candidato para a etapa final. A segunda etapa é composta pela chamada “sindicância de vida pregressa”, avaliação de caráter unicamente eliminatório a ser realizado segundo as normas da Receita Federal, também divulgadas de acordo com o edital. Nessa fase, são analisados os documentos do candidato.

As fases são extensas, demoradas e muitas vezes difíceis. Os concursos públicos, além de altamente concorridos pelos vários segmentos e contextos sociais, são extremamente complicados do ponto de vista de estudo. A principal dica, então, é obter os melhores mecanismos de ensino disponíveis no mercado e estudar muito.

Na Gran Cursos Online, por exemplo, você encontra cursos preparatórios específicos para determinados editais, como é o caso dos editais da Receita Federal. São diversos professores, profissionais preparados e especialistas nesse tipo de concurso que irão auxiliá-lo a ter um ótimo desempenho e, por fim, ser aprovado para a tão sonhada vaga.

As apostilas são feitas com base nos principais conteúdos e assuntos abordados historicamente pelo concurso a ser prestado, além da chance de obter toda a assistência necessária de nossos professores e especialistas. Confira as nossas opções de curso e garanta sua vaga como servidor público já! O preparo é o melhor caminho para o sucesso.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: