Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Petrobras discute aliança estratégica com britânica BP

Carta de intenções prevê estudos para parcerias em exploração e produção, refino, transporte e comercialização de gás, venda de petróleo e combustíveis e geração de energia, entre outros.

31/10/2017 09:27

A Petrobras informou nesta terça-feira (31) que iniciou negociações para formar aliança estratégica com a petroleira britânica BP. As duas empresas atuaram em consórcio no último leilão do pré-sal, realizado na sexta (27), levando juntas dois blocos.

Na disputa do bloco Alto de Cabo Frio Central, formaram um consórcio com 50% de participação de cada companhia.

Plataforma da Petrobras (Foto: Felipe Dana / Agência Petrobras)

Para Peroba, a área mais disputada do leilão, cada uma ficou com 40% - os outros 20% ficaram com a chinesa CNODC.

De acordo com a estatal, a carta de intenções assinada nesta terça (31) prevê estudos para parcerias em exploração e produção, refino, transporte e comercialização de gás, venda de petróleo e combustíveis e geração de energia, entre outros.

"As parcerias estratégicas têm como benefícios potenciais o compartilhamento de riscos, o aumento da capacidade de investimentos na cadeia de óleo e gás, o intercâmbio tecnológico e o fortalecimento da governança corporativa", disse a Petrobras, em nota.

A companhia já assinou parcerias do tipo com a francesa Total, que incluiu a transferência de participações em áreas do pré-sal e térmicas, e com a chinesa CNPC, uma das controladoras da CNODC, que estuda investimento no Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).

Fonte: Folhapress
Por: Nicola Pamplona
Mais sobre: