Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Período de crise é o melhor momento para comprar imóvel, garante corretor

Alisson Viana diz que, com a instabilidade econômica, os valores cobrados pelos imóveis tendem a cair, o que é bom para o comprador.

30/11/2017 06:55

Boa parte da população sonha em ter sua casa própria, sobretudo quem deseja sair do aluguel. Porém, para comprar um imóvel, é necessário planejamento e muita pesquisa em instituições de crédito, bancos e imobiliárias. Segundo o corretor Alisson Viana, este período de crise econômica é o melhor momento para quem quer adquirir uma casa ou apartamento.

Apesar da economia brasileira estar passando por dificuldades, além da cobrança de impostos e taxas de juros elevadas, o mercado está aquecido. O corretor explica que a procura por imóveis, tanto para compra como para venda, cresceu neste segundo semestre.

“O mercado está bom para investir exatamente por conta da crise, ou seja, como a dificuldade de vender, a oferta está grande e a pro cura está um pouco menor, as pessoas estão encontrando facilidade, sobretudo, no preço. Os proprietários estão vendo a realidade econômica que o País se encontra e que não é todo mundo que está tranquilo financeiramente; então, eles não têm outra alternativa a não ser reduzir o valor desse imóvel, tanto para aluguel como para venda, porque eles se veem na necessidade de ter esse rendimento”, fala.


Placas de aluguel e venda se multiplicam pela cidade; mas especialista diz que mercado está aquecido (Foto: Moura Alves/O Dia)

Já o economista Eduardo Lima lembra que as taxas de juros estão caindo, assim como a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). Eduardo cita, por exemplo, que o financia mento habitacional é feito, comumente, pela Caixa Econômica Federal (CEF), que deve estar abrindo condições mais vantajosas depois deste período de refração da economia. Porém, a população deve buscar outras instituições e opções de financiamento.

“Acreditamos que o finan ciamento feito principalmente pelos bancos oficiais é melhor que morar de aluguel, que é um dinheiro que não tem volta, enquanto o financiamento é um investimento que você está fazendo. Aluguel é um dinheiro de consumo e as prestações de uma casa é um investimento de bem de capital”, fala.

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: