Portal O Dia

Maratoninha da Caixa revela jovens talentos e icentiva o atletismo

1.500 crianças de vários projetos sociais de Teresina disputaram o prêmio

14/08/2011 14:21

O domingo do Dia dos Pais foi marcado por muita festa e animação, na manhã de ontem, durante a 10ª edição do Circuito de Maratoninha Caixa, na avenida Raul Lopes. A largada aconteceu próximo à Ponte Estaiada, onde mais de 1.500 crianças de vários projetos sociais de Teresina disputaram o prêmio da primeira colocação de cada bateria: uma bicicleta.

A Maratoninha é uma realização da Caixa Econômica Federal e teve como padrinho o atleta Cláudio Roberto, que participou de ações sociais nas últimas sexta-feira e sábado, ministrando palestras e fazendo visitas nas escolas da capital.

O objetivo do circuito é estimular a prática do esporte junto às crianças e conscientizar os profissionais de educação física e do esporte do importante papel social que eles desempenham.

"É um prazer imensurável para a Caixa incentivar o esporte com está linda campanha há 10 anos. Ver 1.500 crianças perfiladas para competir, nos traz muita emoção, pois essa é a oportunidade, que cada menino e menina da cidade têm, de mostrar seu talento no esporte, através do atletismo", destacou Emanuel do Bomfim Veloso, Superintende Regional da Caixa.

Participaram da Maratoninha as crianças na faixa etária de 6 e 12 anos. A prova foi dividida em 15 baterias, de acordo com a idade, e contou ainda com uma categoria especial para crianças portadoras de deficiência. O percurso foi de 300 metros e todos os participantes recebem um kit da competição.

Fotos: Elias Fontinele / O DIA


O espírito de competitividade e a oportunidade de se destacar foi o que motivou a pequena campeã Ana Fernandes, 10 anos, que reside em Timon e duas vezes por semana treina atletismo em busca da realização de um sonho.

"Adoro correr! Acho que nasci para ser atleta. Quando soube da corrida aqui em Teresina, pedi logo pra os meus pais me inscrever. Estou tão feliz, não acredito que ganhei, parece um sonho", conta.

Já para a Vitória Jesus, 8 anos, que também foi a primeira colocada na sua categoria, o incentivo partiu da família e da vontade de vencer. "Minha irmã que incentivou. Ela disse que eu corro muito, falou que eu ganhava, me inscreveu e ganhei! Eu estava com vergonha no início da corrida, mas quando ouvi ela me gritando na arquibancada, eu acelerei e ganhei. Agora vou participar sempre, não quero perder mais nenhuma competição", disse eufórica.

Para o atleta piauiense, Cláudio Roberto, o Circuito Maratoninha Caixa proporciona uma oportunidade única para que as crianças tenham, cada vez mais cedo, um contato com uma competição. "Eles têm uma oportunidade que não tive no início da minha carreira. Com esse incentivo aumentam as possibilidades de que mais crianças se destaquem no atletismo e possam surgir mais talentos do Piauí para o mundo. Com essa competição eles trabalham a integração social, o futuro dessas crianças, algo que no meu tempo não existia. Eles tem um privilégio de conhecer esse esporte tão cedo, aos 6 anos, eu só conheci aos 15 e isso desperta neles um interesse diferente, de competitividade, de competição", ressaltou.


Os participantes e torcedores também puderam interagir com os "Poupançudos da CAIXA", oito personagens divertidos e coloridos que representam a poupança da CAIXA e foram os apresentadores da competição e animadores da competição.


Repórter: Katylenin Frana - Jornal O DIA

Deixe um comentário

Tópicos maratoninha caixa aniversário teresina ponte estaiada ,

Veja também

há 3 dias
Presidente da Fiepi diz que evasão de empresas ainda não é realidade, mas muitas já deixaram de vir para o Estado.
há 8 dias
Cada um possui 16% de participação na empresa da família, avaliada em R$ 13,85 bilhões.
há 23 dias
O Banco Popular oferece oportunidade de empreededorismo
há 25 dias
São esperadas 200 mil declarações para este ano.