Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lojistas querem que feriados no meio da semana não gerem ponto facultativo

Usuários reclamam dos constantes assaltos e da falta de infraestrutura dos pontos de transporte coletivo de Teresina

23/03/2017 08:31

Neste ano, ainda terão 11 feriados nacionais e regionais, dos quais quatro serão nos dias de segunda-feira ou sexta-feira – formando feriados prolongados. Outros cinco serão dia de quinta- -feira, podendo haver o decreto de ponto facultativo no dia seguinte, como aconteceu ano passado. Por conta disso, os lojistas estão preparando uma estratégia para reduzir as perdas que o comércio sofre com os chamados feriadões. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas), Tertulino Passos, uma reunião já está sendo providenciada com o prefeito e o governador para solicitar que os feriados nos dias de quinta-feira não tenham ponto facultativo na sexta-feira. 

Comércio registra perdas financeiras com feriadões (Foto: O Dia)
“Vamos ter reuniões com o prefeito e o governador para quando os feriados caírem em uma quinta-feira ou terça-feira, não ter ponto facultativo antes ou depois dele. Se for em uma quinta, que seja só naquele dia, porque isso prejudica toda a atividade comercial, não só para as lojas, mas também para o próprio Estado. Se as lojas pararem, o Estado deixa de recolher tributos, por exemplo, todos se prejudicam”, argumenta. 

Tertulino explica que os feriados estendidos prejudicam o comércio porque diminuem a movimentação e, consequentemente, as vendas. Este ano, ainda terão quatro feriadões: dia 14 de abril (Sexta-feira Santa); 21 de abril (Dia do Tiradentes); 1º de maio com o Dia do Trabalhador e dia 25 de dezembro, quando se comemora o Natal. As lojas já esperam uma redução de vendas nesses períodos e temem que os feriados de quinta- -feira sejam estendidos também para a sexta-feira. 

“Feriados estendidos diminuem a movimentação. Quando eles caem em uma sexta-feira ou no sábado, isso prejudica muito o comércio de rua e o Centro de Teresina. Em relação ao shopping, nem tanto, porque eles ficam abertos nos feriados e domingos; a movimentação diminui, mas a abertura em si não vai afetar como afeta no centro comercial”, diz Tertulino. 

O presidente do Sindilojas frisa ainda que nos feriados do Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, e no de Corpus Christi, 15 de junho, o comércio de Teresina vai permanecer aberto

Edição: Virgiane Passos
Por: Karoll Oliveira
Mais sobre: