Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inaugurado no Piauí o maior parque de energia solar da América do Sul

Com 292 megawatts de capacidade instalada, Parque Solar Nova Olinda fica situado no município de Ribeira do Piauí.

28/11/2017 12:07

A empresa italiana Enel Green Power inaugurou nesta terça-feira (28), no município de Ribeira do Piauí, o Parque Solar Nova Olinda, maior usina solar em operação na América do Sul, com 292 megawatts de capacidade instalada.

O parque começou a funcionar em setembro deste ano, juntamente com o Parque Ituverara, localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, com capacidade de 254 MW. Mas a inauguração ocorrida nesta terça marca o pleno funcionamento.


Além do governador Wellington Dias (PT), também participaram da solenidade o presidente global da Enel, Antonio Cammisecra, o presidente da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli, além de outros gestores da empresa italiana, dos senadores Elmano Férrer (PMDB) e Ciro Nogueira (PP), e de prefeitos piauienses.

Segundo a Enel, foram investidos aproximadamente US$ 300 milhões na construção do Parque Nova Olinda, como parte dos investimentos previstos no plano estratégico da companhia.

O montante é proveniente de recursos próprios da empresa e também de um empréstimo de longo prazo concedido pelo Banco do Nordeste (BNB).

Segundo a companhia, a instalação do parque gerou 1.700 empregos diretos na região, e cerca de 5 mil indiretos.

Durante a solenidade de inauguração, Wellington destacou que o Piauí tinha um dos piores déficits de energia do país em 2003, quando ele e o presidente Lula assumiram seus primeiros mandatos. Agora, acrescenta o governador, o estado consegue suprir a própria demanda energética e ainda fornece energia para outras unidades federativas, por meio do Sistena Interligado Nacional (SIN).

O Parque Solar Nova Olinda possui 930 mil painéis solares instalados em uma área de 690 hectares na região do semi-árido piauiense, onde há grande incidência solar durante todo o ano. 

A capacidade anual do parque é de 600 GWh, o que é suficiente para fornecer energia para 300 mil residências, evitando a emissão de aproximadamente 350 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.

O parque solar é apoiado por um acordo de compra de energia firmado com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com duração de 20 anos.

Brasil é exemplo mundial de sinergia das fontes limpas, diz presidente global da Enel

De acordo com o presidente global da Enel, Antonio Cammisecra, o Brasil está se tornando um exemplo para o mundo na geração de energia limpa, sobretudo por ser um país com enorme potencial para desenvolver a sinergia entre as fontes hidrelétrica, eólica e solar.

No Brasil, o grupo Enel tem uma capacidade instalada total de cerca de 2.276 MW, provenientes de fontes limpas de energia.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: