Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ibovespa recua com tensão comercial entre China e EUA e atenta a Lula

O Ibovespa encerrou a sessão em queda de 0,46 por cento, a 84.820 pontos. Na mínima de sessão, o índice recuou 1,62 por cento

07/04/2018 10:32

O principal índice de ações da B3 fechou em queda nesta sexta-feira, pressionado pelo clima negativo no exterior, em meio à escalada na tensão comercial entre Estados Unidos e China, com a cena política doméstica também em foco, após ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Ibovespa encerrou a sessão em queda de 0,46 por cento, a 84.820 pontos. Na mínima de sessão, o índice recuou 1,62 por cento. O volume financeiro somou 9,66 bilhões de reais.

Na semana, o índice recuou 0,64 por cento.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira que instruiu autoridades comerciais do país a avaliarem 100 bilhões de dólares em tarifas adicionais sobre a China “diante da retaliação injusta da China” contra sobretaxas impostas anteriormente pelos EUA.

Em resposta nesta sexta-feira, a China alertou que está totalmente preparada para responder em um “contra-ataque feroz” com novas medidas comerciais caso os EUA sigam com a ameaça de Trump.

A equipe da Verde Asset Management vê alguns riscos para o crescimento global desse novo “arranjo geoestratégico” EUA contra China, mas em princípio ainda dentro de uma trajetória construtiva para o mundo, de acordo com relatório de gestão sobre o desempenho de março.


Foto: Hugo Arce / Fotos Públicas

Em Wall Street, o S&P 500 caiu 2,19 por cento, tendo ainda no radar comentários do chair do banco central norte-americano, Jerome Powell, de que o Federal Reserve provavelmente precisará continuar elevando a taxa de juros para manter a inflação sob controle.

No Brasil, a sessão foi marcada pela expectativa em torno da prisão do ex-presidente Lula, que decidiu não se entregar às autoridades em Curitiba, como determinou o juiz Sérgio Moro no caso sobre o tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo. Moro deu prazo até 17h desta sexta-feira para Lula se apresentar.

O ex-presidente estava cercado por aliados e simpatizantes em seu berço político em São Bernardo do Campo. No final da tarde, o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido de habeas corpus da defesa de Lula.

Fonte: Exame
Mais sobre: