Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Especialista aponta três passos para conseguir um estágio em 2017

Universitários preparam-se para ir atrás de uma oportunidade que abrirá as portas do mundo profissional

23/12/2016 13:49

Com um novo ano pela frente e os processos seletivos de estágio a todo o vapor, os universitários preparam-se para ir atrás de uma oportunidade que abrirá as portas do mundo profissional.

Para ajudar nessa busca, Kleber Costa, CEO do Estagiários Online, plataforma de recrutamento que conecta estudantes e empresas, lista alguns passos para conquistar a vaga em 2017.

Invista nas suas qualificações

Mais do que um currículo, quem procura estágio hoje deve construir e alimentar um perfil profissional no qual, segundo Costa, o ideal é não poupar dados. “Por mais rápida que tenha sido uma experiência, se for relevante para a vaga, acrescente-a. Nunca se sabe o que pode chamar a atenção. O principal é listar começando pelas mais expressivas”, aconselha. Investir em layouts modernos e não esquecer de detalhes essenciais, como o ano da faculdade e os contatos – de preferência com DDD local –, são outras dicas importantes.

Use e abuse das novas tecnologias

Uma das vantagens que os universitários possuem atualmente é a diversidade de plataformas específicas para cadastrar seu perfil profissional. Entre as facilidades oferecidas estão a rapidez no contato com as empresas e a possibilidade de candidatar-se a várias vagas. Além disso, algumas apresentam ferramentas que aumentam ainda mais as chances de contratação, como o videocurrículo. “O vídeo é um modo prático de se apresentar e traduz de forma mais clara a personalidade do candidato, transmitindo expressões e postura corporal, por exemplo”, explica Costa.

Arrisque-se

Com as baixas receitas e demissões, as empresas passaram a exigir mais dos estagiários. Porém, não atender a todos os pré-requisitos não deve ser motivo para desistir de uma vaga. “Muitas vezes, apenas a vontade de aprender e o interesse já é o bastante para uma contratação. Portanto, inscreva-se no maior número possível de processos dentro do que você quer”, afirma o CEO do Estagiários Online. Além disso, ele diz que identificar-se com uma oportunidade é importante, mas não é tudo. “Às vezes, você pode se surpreender e se apaixonar por uma área que não imaginava. Desafie-se”, conclui.

Fonte: G1
Mais sobre: