Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em meio a polêmicas, Fabio Schvartsman assume presidência da Vale

Executivo substituirá Murilo Ferreira no cargo.

22/05/2017 15:17

O executivo Fabio Schvartsman assumiu na manhã desta segunda-feira (22) o posto de diretor-presidente da Vale, em substituição a Murilo Ferreira.

A mineradora brasileira lembrou que Schvartsman foi eleito pelo Conselho de Administração a partir de lista preparada pela empresa internacional de seleção de executivos, Spencer Stuart, em conformidade com as normas e governança da companhia.

Os audios divulgados na delação dos executivos e acionistas da JBS o senador Aécio Neves na semana passada ofereciam a Joesley Batista a possibilidade de indicar um nome à diretoria da Vale. A mineradora negou que exista influência externa na escolha de seus executivos.

Nesta segunda-feira, a Vale lembrou, em seu comunicado, a formação de Schvartsman. Com 63 anos, graduado e pós-graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Politécnica de São Paulo e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, o executivo trabalhou por dez anos na Duratex e por 22 anos no grupo Ultra, de onde saiu em 2007 como diretor financeiro da holding Ultrapar e sócio-diretor da Ultra S.A., lembrou a Vale.

A companhia recordou ainda que, depois de comandar a Telemar Participações e a San Antonio Internacional, presidia, desde 2011, a Klabin.

A companhia brasileira também destacou a importância de Ferreira na trajetória da Vale. O executivo, que comandou a mineradora por seis anos, tornou a Vale “uma empresa mais enxuta e mais ágil, aumentando significativamente sua competitividade operacional e mantendo um nível de endividamento saudável”, salientou a mineradora. “A Vale concluiu o S11D, o maior projeto de sua história, e voltou o foco para ativos-chave, realizando desinvestimentos que totalizaram mais de US$ 16 bilhões”, acrescentou a companhia, em seu comunicado.

Fonte: G1
Mais sobre: