Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Economista dá dicas de como utilizar de forma correta o 13º salário

Dinheiro extra pode ser fundamental para organizar a vida financeira.

03/10/2015 09:07

Um dinheiro extra na renda que, se bem utilizado, pode ser fundamental para organizar a vida financeira. Assim é o 13º salário, benefício pago aos trabalhadores e aposentados brasileiros. O pagamento é divido em duas partes e tem como base a remuneração mensal do trabalhador. 
O funcionário público, José de Andrade, afirma que utiliza o dinheiro do 13º salário para quitar as dívidas e realizar pequenos reparos na estrutura de sua casa. “O salário que recebemos é pouco. Com o 13º, dá para pagar umas dívidas e comprar o que está faltando em casa”, afirma. 
Já o aposentado Valdemir Saboia diz que, todos os anos, utiliza o pagamento do 13º salário para fazer economia e organizar o orçamento familiar. “É um dinheiro que sempre chega em boa hora. Além de quitar as dívidas, também serve para equilibrar o orçamento familiar”, comenta. 
O destino dado ao 13º salário por José e Valdemir é o mais recomendado pelos especialistas, mas não é a realidade da maioria dos brasileiros. Muita gente espera o ano inteiro pelo benefício, mas, na hora de gastar, por falta de planejamento, acaba se complicando. 
O economista Antônio de Lisboa alerta que é fundamental estabelecer prioridades para os gastos, para que o 13º salário seja a solução e não o início de um problema na vida financeira. “É interessante que as pessoas utilizem esse dinheiro para sanar as dívidas, principalmente as de cartão de crédito”, orienta. 
Sobre as tradicionais compras de final de ano, o economista é enfático: “É importante ter cautela. O mais sensato é esperar”. Para ele, os brasileiros precisam aprender a gastar de forma mais prudente. “A maioria das pessoas não se programa e acaba iniciando o ano endividado”, completa. 
O pagamento do 13º salário pode ser fundamental para quem deseja iniciar o ano de 2016 com a vida financeira equilibrada. “O interessante é economizar um pouquinho. No início do ano, os gastos são muito grandes. Temos tributos como IPTU, IPVA; matrícula e material escolar para os filhos; e uma infinidade de gastos”, orienta Antônio de Lisboa. 
O economista também afirma que planejar é fundamental para evitar surpresas desagradáveis na vida financeira. “É importante planejar, mas não só mentalmente. O ideal é colocar todas as prioridades em um papel, para ter um maior controle. As pessoas reclamam que ganham pouco, mas o problema não é o quanto você ganha, mas a forma como gasta seu dinheiro”, explica.
Edição: Nayara Felizardo
Por: Natanael Sousa - Jornal O DIA
Mais sobre: