Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CVM abre 3 processos em uma semana para investigar JBS

Fontes do mercado financeiro afirmam que empresa pode ter comprado dólar um dia antes do vazamento de áudio de delação premiada da empresa; dólar disparou no dia seguinte.

19/05/2017 15:19

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) instaurou três processos administrativos em uma semana para investigar o frigorífico JBS. As informações sobre o conteúdo das investigações não foram confirmadas pela CVM.

Os processos foram instaurados nos dias 12, 17 e 18 de maio e investigam "notícias, fatos relevantes e comunicados" da JBS, de acordo com informações disponíveis no site da CVM.

Em conversas com fontes do mercado financeiro, o blog da Thais Herédia apurou que há registro no sistema de negociação de câmbio de uma operação atípica de compra de dólares muito próxima do fechamento do mercado da última quarta-feira (17). A operação chamou a atenção do mercado por ser um volume elevado em dia sem motivações para um movimento de compra, quando o dólar estava em trajetória de queda com a melhora das perspectivas para a economia.

Horas depois da operação, foi divulgada informação de que os executivos da JBS fecharam um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público. As delações teriam acusações contra o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves.

Fontes do mercado financeiro afirmam que a autora do pedido de compra foi a JBS. Oficialmente, no entanto, só a CVM poderá esclarecer quem foram os agentes envolvidos.

Alta do dólar no dia seguinte

Os mercados financeiros entraram em pânico na ultima quinta-feira (18). O dólar disparou e fechou em alta de 8,15%, cotado a R$ 3,389, a maior valorização diária em 18 anos.

O G1 procurou a JBS e a CVM e aguarda posicionamento.

Fonte: G1
Mais sobre: