Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Consumidores devem gastar menos com as compras do Dia das Crianças

Sindilojas acredita que média dos presentes não vai ultrapassar R$ 300,00

03/10/2015 08:59

As lojas do Centro de Teresina já estão se preparando para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. E alguns lojistas investiram em novas mercadorias, tudo para agradar os clientes. Porém, os consumidores estão um pouco cautelosos, sobretudo com relação à crise que tem afetado a economia do País. 
Preocupados com o cenário financeiro, alguns consumidores afirmam que, este ano, irão gastar menos com presentes para as crianças, investindo em itens mais baratos, apenas para que a data não passe em branco. Este é o caso da dona de casa Adriana Alves. Ela conta que ainda está pesquisando que presente dar para o filho, já que, este ano, os itens estão muito caros. “Ele pediu uma bicicleta, mas eu estou vendo ainda, porque está muito caro; então eu vou comprar uma coisinha mais barata, só para não passar em branco mesmo, mas que fique dentro do orçamento”, disse. 

Foto: Elias Fontenele/ODIA

A técnica em Enfermagem, Adriana Lima, também está pesquisando os preços do velocípede que pretende comprar para a filha. Apesar de caro, ela disse que fará o possível para presentar a menina. “A crise está aí e a gente precisa fazer economia, mas vamos ver se dá certo comprar”, fala. 
Adriana Lima acrescenta ainda que, em anos anteriores, a filha recebeu vários mimos, o que possivelmente não ocorrerá em 2015. Contudo, ela reitera que esta data não pode deixar de ser lembrada, pois as crianças criam muitas expectativas nesse dia. 
Os lojistas também estão cautelosos por conta da crise. Apesar disso, eles não têm deixado de investir em mercadorias para atrair o público. O gerente de uma loja de artigos infantis, Antônio Memória Ribeiro, disse que as expectativas são as melhores possíveis, mesmo acreditando que as vendas não superem as do ano passado. “Nós estamos na expectativa, esperando acontecer. As lojas estão começando a se movimentar, mas não deu para sentir o aumento ainda. Já compramos mais mercadoria e estamos aguardando chegar mais perto para ver se melhora. Ano passado, foi bom e a expectativa é que chegue, pelo menos, ao mesmo percentual. Eu acredito que não supere, mas vamos aguardar. Eu acho que só chegaremos a 30% das vendas de 2014, porque a crise é geral”, pondera. 
O presidente do Sindicado dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas- PI), Luís Antônio Veloso, ressalta que os lojistas estão trabalhando com uma perspectiva de que, este ano, as vendas sejam melhores do que o esperado, já que tanto tem se falado em crise. Ele reconheceu também que esta é uma realidade e que diversos setores foram atingidos; porém, não descartou que os consumidores invistam nesta data. “O Governo do Estado já adiantou o pagamento do 13º salário dos aposentados; então, isso ajuda a incrementar as vendas e acredito que deva melhorar sim. Os comerciantes estão cautelosos, porque a crise é real e aqui não é diferente, mas estamos trabalhando para que tudo corra dentro do esperado. Os estoques já foram abastecidos para atender o público da melhor forma”, destaca. 
O presidente do Sindilojas também pontua que os consumidores, assim como os lojistas, também estão cautelosos com o que pretendem gastar este ano com o Dia das Crianças e acredita que a média dos presentes não deverá ultrapassar R$ 300. “As pessoas vão comprar pequenos presentes, que, ao todo, não devem passar desse valor. Serão presentes apenas para que a data não deixe de ser lembrada”, finaliza.
Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: