Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aumento do trigo deixa pão francês em 10% mais caro no Piauí

O mesmo vai acontecer com os salgadinhos, tortas, sanduíches, pães sofisticados e bolos.

23/03/2015 17:13

Não é só na conta de luz e combustível que os brasileiros pagarão mais caro. Com o aumento da inflação e do dólar, vários itens subirão de preço, dentre ele o tradicional pãozinho francês. O mesmo vai acontecer com os salgadinhos, tortas, sanduíches, pães sofisticados e bolos.

Como o Brasil produz apenas metade do trigo que é usado na produção de pães, massas e biscoito consumidos pelos brasileiros, e importa o restante, o aumento será significativo, principalmente com a valorização da moeda americana. Segundo o economista da Fecomércio, Nonato Paz, pães e bolos devem ficar, no mínimo, 10% mais caros.

 

Ele contou que, tudo que levar farinha de trigo no preparo sofrerá esse aumento, que está diretamente ligado com o aumento do dólar. Somente este ano, a moeda subiu 24%, e atualmente está R$ 3,29. “No Piauí, praticamente 100% do trigo que consumimos é importado dos Estados Unidos e outros países, e com a valorização do dólar e aumento da inflação, que está em 1,24% em fevereiro, os produtos terão um aumento considerável”, disse.

Nonato Paz destacou que as matérias-primas são as que custam mais caro para as indústrias, e consequentemente, reflete no bolso dos consumidores. Além disso, o economista pontuou que o aumento a inflação também reflete diretamente no desemprego que afeta o País. 

“Somente este ano, no Piauí, houve cerca de mil pessoas que perderam o emprego na área do comércio. Com o aumento da inflação, e dos produtos, os consumidores estão regulando as compras, e esse é o principal gasto das empresas. Se não tem venda, não tem como pagar os funcionários, o que acarreta em demissões. Então é tudo uma bola de neve, resultado da inflação alta”, destacou.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Isabela Lopes
Mais sobre: