Portal O Dia
  • Portal O Dia /
  • Economia /
  • Analistas voltam a reduzir projeções para inflação e crescimento da economia este ano

Analistas voltam a reduzir projeções para inflação e crescimento da economia este ano

Analistas voltam a reduzir projeções para inflação e crescimento da economia este ano

02/07/2012 09:20

Brasília - A expectativa do mercado financeiro para a inflação este ano continua em queda. Segundo pesquisa feita pelo Banco Central (BC) com analistas de instituições financeiras, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu pela sétima vez seguida, ao passar de 4,95% para 4,93%. Para 2013, foi mantida a estimativa de 5,5%.

As projeções para os dois anos estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%.

A crise econômica internacional tem levado os analistas a reduzir também as estimativas para o crescimento da economia brasileira. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu pela oitava semana seguida, ao passar de 2,18% para 2,05%.

Esse estimativa é menor do que a do BC, revisada na semana passada de 3,5% para 2,5%. Já o Ministério da Fazenda mantém a expectativa de que a economia crescerá, este ano, acima da expansão de 2,7% registrada no ano passado. Para 2013, a projeção dos analistas do mercado financeiro é que o PIB cresça 4,2%.

Com atividade econômica em ritmo mais fraco, a expectativa é que a taxa básica de juros, a Selic, usada para estimular a economia, chegue ao final de 2012 em 7,5% ao ano. Atualmente a Selic está em 8,5%, o menor nível desde que a atual política monetária foi adotada, no início de 1999. Para 2013, no entanto, a previsão dos analistas é que a Selic volte a subir e chegue ao final do período em 9% ao ano.

Edição: Juliana Andrade

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

Tópicos

Veja também

há 8 dias
Presidente da Fiepi diz que evasão de empresas ainda não é realidade, mas muitas já deixaram de vir para o Estado.
há 13 dias
Cada um possui 16% de participação na empresa da família, avaliada em R$ 13,85 bilhões.
há 28 dias
O Banco Popular oferece oportunidade de empreededorismo
há 1 mês
São esperadas 200 mil declarações para este ano.