Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Concentração inicia na Avenida Petrônio Portela e pontes serão interditadas

A Ponte da Primavera será interditada nos dois sentidos a partir das 6h de hoje; já as alças da Estaiada serão interrompidas a partir das 13h

18/02/2017 12:40

O trajeto dos caminhões que estarão no Corso 2017 foi definido para potencializar a mobilidade dos caminhões e pedestres que participarão da festa. O trajeto inicia na Avenida Petrônio Portela e finaliza nas proximidades do primeiro balão do Shopping Riverside, na zona Leste de Teresina. O esquema foi definido pela Comissão Organizadora do Carnaval (COC) e conta com aporte dos setores de transporte e segurança da Capital.

Nas palavras do presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), Luís Carlos Alves, o trajeto atende à necessidade do público. “Temos um percurso bem definido para quem chegará para sair no caminhão e para quem participará da festa na rua. A nossa intenção é possibilitar um fluxo contínuo e tranquilo de ambas as formas”, esclarece.

Clique aqui para ver a o Percurso do Corso em tamanho completo.

Apesar do evento só começar às 16h deste sábado, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) irá interditar os dois sentidos da Ponte da Primavera para circulação de veículos a partir das 6h da manhã de hoje. Já as alças da Ponte Estaiada, que dão acesso à Avenida Raul Lopes, serão interrompidas a partir das 13h. 

Por conta disso, os carros que farão o abastecimento tanto de caminhões, quanto dos camarotes e barracas somente poderão fazer o abastecimento até às 13h; após esse horário, apenas os carros que vão participar do desfile poderão entrar na Avenida Raul Lopes.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, Marlon Rodner, seguir as normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis é de extrema importância, já que, dessa forma, a segurança e mobilidade do evento, que atrai milhares de pessoas anualmente para a zona Leste da cidade, ficam garantidas. “Foi tudo planejado para melhor atender a população, é importante que as pessoas colaborem”, ressalta.

De acordo com a Gerência de Fiscalização da Strans, todos os veículos deverão se concentrar na rotatória do setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), seguindo pela Ponte da Primavera e Avenida Petrônio Portela - local definido para o início da festa.

Rotas de ônibus terão desvios para garantir fluxo de vias

Há uma orientação geral para os foliões que brincarão em mais um Corso de Teresina: evitar ir de carro ou demais tipo de transporte particular para a festa. Isto porque a grande aglomeração de pessoas pode dificultar a mobilidade da população que escolher o transporte individual para ir à festa. É por isso que alternativas como ônibus, táxis e motos são as mais indicadas por especialistas de trânsito.

Para possibilitar o fluxo eficiente do transporte público, por exemplo, a Prefeitura de Teresina, por meio da Strans, cria rotas alternativas para os veículos que transportarão maior número de passageiros durante o evento.

Os ônibus que fazem o percurso via Shopping, das zonas Norte e Sul da Capital, farão o percurso normal até a Ponte Juscelino Kubitschek e entrarão na Rua Lima Ribeiro, localizada por trás do Teresina Shopping. “Quando chegam a Raul Lopes, ao invés de dobrar à direita, que é o sentido natural deles, vão dobrar à esquerda para pegar a Rua Miguel Arcoverde e retornar para João XXIII. Quem tiver descendo a Ponte JK vai ter que descer na João XXIII para pegar a Raul Lopes”, explica o gerente de Planejamento da Strans, Vinícius Rufino.

Já as linhas da zona Leste, que passam em frente aos shoppings, vão ter itinerários desviados para a Nossa Senhora de Fátima e, após isso, para a Avenida João XXIII, já que não irão seguir seu fluxo normal. 

No caso das linhas Universidade Circular I e II e as linhas Universidade – Marechal Castelo Branco, que passam na Ponte da Primavera, terão seus itinerários desviados para a Ponte Estaiada. 

“Esse ano, conseguimos fazer menos desvios de linhas de ônibus e é importante ressaltar que não vai haver alteração nos horários dos transportes públicos”, relembra Vinícius.

Segundo o gerente, todas as linhas que passam pela Ponte da Primavera, a partir das 6h deste sábado, terão seus itinerários desviados. “A gente vai vivendo e aprendendo. Operando em cada ano e entendendo. Assim, no ano seguinte, conseguimos visualizar o que deu certo, o que não deu certo. Esse ano, conseguimos minimizar a quantidade de desvios. Na Duque de Caxias, por exemplo, não vai haver interdição”, explica Vinícius.

O gerente de Planejamento também tranquiliza a população; segundo ele, fiscais de transportes públicos estarão nos locais das mudanças dos itinerários para tirar as dúvidas dos usuários e possibilitar a devida mobilidade da população.

Comércio e shoppings funcionam em horário diferenciado

Apesar de ser concentrado na zona Leste da cidade, o Corso mobiliza muito além que seu espaço geográfico. Neste sábado, por causa do desfile, o comércio no Centro funciona em horário diferenciado e as lojas ficam abertas até às 13h.

Já os shoppings Teresina e Riverside, localizados na Avenida Raul Lopes, onde acontece o evento, só permanecem com as portas abertas até o início da festividade. Às 16h, os serviços serão encerrados, inclusive com o fechamento dos estacionamentos.

Apenas o shopping Rio Poty, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, permanecerá com seu horário de funcionamento inalterado.

Por: Glenda Uchôa - Jornal O Dia
Mais sobre: