Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tribunal de Justiça decide que não houve fraude e valida concurso para órgão

Serão chamados inicialmente aqueles que disputavam as vagas para a área de tecnologia da informação (TI) e auditoria

30/06/2016 13:33

Por unanimidade, o pleno do Tribunal de Justiça do Piauí decidiu na manhã desta quinta- feira, 30, homologar o concurso público com 180 vagas para analistas e técnicos do TJ, realizado em dezembro do ano passado. Para os desembargadores, a tentativa de fraude do concurso, descoberta pela Polícia Civil no dia realização das provas, não foi suficiente para prejudicar os candidatos. 
O TJ entendeu que a tentativa de fraude não chegou a se concretizar, e o resultado foi idôneo. "Não há vício que justifique a anulação do concurso. Agora, o Tribunal está apto para, mediante sua conveniência e necessidade, nomear os aprovados”, afirmou o presidente do TJ, Erivan Lopes, logo após a decisão da corte. 

Foto: Moura Alves/ODIA


Para nomear os aprovados, o TJ deve aguardar a publicação da resolução sobre o resultado, o que deverá ocorrer na próxima semana. Erivan Lopes ressaltou que serão chamados inicialmente aqueles que disputavam as vagas para a área de tecnologia da informação (TI) e auditoria. “Com a implantação do PJe (processo judicial eletrônico), estamos tendo carência da mão de obra para TI, e também para os auditores. Posteriormente, chamaremos os demais”, disse Lopes. 
Os demais aprovados serão nomeados após a reorganização das comarcas e remoção dos atuais servidores, que serão redistribuídos para um melhor funcionamento da Justiça Estadual. 
O relator foi o desembargador Raimundo Eufrásio, que ressaltou que todos os pontos duvidosos da tentativa de fraude foram esclarecidos. “Hoje chegamos ao fim de uma via crucis de um concurso que durou quase dois anos. Pessoas que passam muito tempo estudando dia a noite para tentar um emprego e aí aparecem uns aventureiros querendo atrapalhar”, comentou.
Fraude

No dia 10 de março deste ano, o Grupo de Repressão ao Crime Organizado deflagrou a Operação Veritas e prendeu 28 pessoas. De acordo com a polícia, o esquema de fraude da quadrilha foi identificado nos concursos do Tribunal de Justiça do Piauí, da prefeitura de Capitão de Campos, bem como do TRE e da Secretaria de Educação do Maranhão.

Ao todo, de acordo com o Greco, 27 pessoas pagaram pelo gabarito do concurso do TJ, entre elas os advogados Evilásio Rodrigues de Oliveira e Maryna Rodrigues de Oliveira Cortez, bem como o policial civil Pedro Paulo Silva de Azevedo. No concurso da prefeitura de Capitão de Campos, duas pessoas compararam o gabarito. E no concurso do TRE Maranhão, 10 candidatos fraudadores foram identificados. Ao todo, foi identificado o envolvimento de 50 pessoas com a quadrilha.


Edição: Nayara Felizardo
Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA
Mais sobre: