Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sejus divulga resultado final de concurso para agente; veja a lista

Sejus anunciou que vai chamar inicialmente, em janeiro de 2018, apenas 75 aprovados no concurso de um total de 316. Anúncio gerou protestos dos aprovados.

26/09/2017 13:05

O anúncio do resultado final do concurso para agentes penitenciários, feito nesta terça-feira (26) no Palácio de Karnak, foi marcado por protestos por parte dos classificados, depois que o secretário de Justiça Daniel Oliveira, informou que o Estado vai convocar somente os 75 primeiros aprovados em janeiro do ano que vem. O número corresponde a apenas um quarto dos 316 candidatos que passaram no certame.

Estiveram presentes na solenidade, além do secretário de Justiça, a vice-governadora, Margarete Coelho, o secretário de Governo, Merlong Solano; o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, e o coordenador do Nucepe, Pedro Soares. Durante a fala da vice-governadora, os aprovados no concurso ergueram uma faixa preta com os dizeres "Curso de formação com todos os aprovados nomeados já!”. Eles pedem a convocação imediata de todos os 316 classificados com o início do curso de formação.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

“Chamar 75 pessoas para fazer um curso não chega nem perto da demanda que o Estado tem atualmente, sem falar que já havia sido prometido que o curso de formação seria feito com todos e que 100 pessoas seriam nomeadas ainda esse ano. Cadê a palavra? A gente faz esse concurso há mais de um ano, ele foi fraudado, fizemos uma segunda prova e agora temos que esperar até não sei quando para sermos chamados. O sistema está em greve e tratam como se nada estivesse acontecendo”, pontuou Talita Kamache, aprovada no certame.

A vice-governadora afirmou entender os protestos do aprovados, mas alegou que o Piauí está com as contas públicas no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e não pode se comprometer com algo que não terá como honrar depois. Margarete Coelho acrescentou ainda que tanto a Sejus quanto o Governo têm feito o possível para solucionar os impasses no sistema prisional do Estado e que o anúncio dos aprovados no concurso já pode ser considerado um primeiro passo.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

O secretário de Justiça, por sua vez, explicou que o planejamento do curso de formação deverá ser lançado em novembro ou dezembro, no mais tardar,  e que é uma etapa que exige organização e consonância com as finanças do Estado, por isso a demora no anúncio da data de início das turmas.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Classificados

A candidata que passou em primeiro lugar no certame foi Danielle do Nascimento Mota Amaral, que fez 137,5 pontos.  Veja a lista dos classificados. 

Avaliação

Mesmo com a primeira etapa – a prova escrita – tendo sido anulada no começo deste ano após a descoberta de fraudes, o Nucepe avalia a execução do concurso para agentes penitenciário como positiva. Para o coordenador do Núcleo, Pedro Soares, os imprevistos foram devidamente contornados e o anúncio dos classificados mostra isso. Com relação às medidas de segurança adotadas para a realização do certame, Pedro pontuou: “Estamos investindo mais em provas dissertativas, já que as fraudes geralmente envolvem gabaritos de provas objetivas. Então além do exame com questões de múltipla escolha, o Nucepe vem incluindo também as dissertações. É uma forma de aprimorar a filtragem daqueles que estão aptos para assumir o serviço público”. 


Aguarde mais informações.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: