Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prazo de inscrição para o concurso Jovens Escritores é prorrogado

Os participantes devem fazer os trabalhos com base nas lendas retiradas do livro "œPiauí, Terra Querida", do escritor Eneas Barros

05/06/2017 14:38

A 12ª edição do concurso Jovens Escritores, promovido pela Fundação Quixote em Parceria com o Jornal O Dia, teve o prazo de inscrição prorrogado para o dia 11 de junho, mesma data em que se encerra o Salão de Livros do Piauí. Este ano, o tema central são as Lendas Piauienses.

Para a professora Carmem Regina, o tema dessa edição foi muito bem escolhido, pois é de suma importância para a valorização da cultura do Estado. “As lendas fazem parte da cultura do povo, constroem a arte e a arte constrói a história. Então ter isso ressaltado nesta edição do concurso é algo muito importante”, afirma.

O concurso é divido por níveis de escolaridades, cada aluno vai concorrer conforme seu nível e modalidade, sem distinção entre rede pública e privada de ensino. A regra também se aplica aos professores que irão competir de acordo com suas produções, e seus resultados não afetarão os de seus alunos.

Os estudantes do Ensino Fundamental Menor (1º e 2º ano) deverão fazer um desenho que tenha como referência a lenda “Bumba meu Boi”. No Ensino fundamental Menor (3º ao 5º ano), as crianças terão que recontar a lenda da “Cabeça de Cuia”. No Ensino Fundamental Maior (6º ao 9º ano), o desafio é produzir uma dissertação utilizando como fonte de pesquisa “A Lenda do Castelo”.

Já os adolescentes do Ensino Médio (1º ao 3º ano) terão que fazer um texto dissertativo relacionando a lenda “Zabelê” com os dias atuais, com destaque para a discussão sobre a violência contra a mulher. O professor orientador terá que produzir uma dissertação sobre o tema: “A importância das lendas para a cultura do Piauí”.

Inscrição

Para realizar a inscrição, o participante deve preencher o cupom original, que está sendo publicado no Jornal O Dia. O material deve ser entregue na sede do jornal, no Departamento de Marketing, até o dia 11/06/2017 às 17h.

Serão três premiações para cada nível, e uma para Professor Orientador. O resultado será divulgado dia 18/06/2017, pelo Jornal O Dia.

Além do incentivo aos estudantes, essa edição também irá valorizar a participação dos professores que organizam os trabalhos de seus alunos, orientando-os quanto à produção textual exigida. O melhor trabalho docente também será premiado. Haverá ainda o “Certificado Incentivo ao Saber”, entregue às escolas participantes.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Geici Mello
Mais sobre: