Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PMT vai escolher Copese ou Nucepe para fazer concurso da Guarda Municipal

Edital com até 100 vagas deverá ser lançado em agosto.

29/06/2015 16:01

O edital do concurso para Guarda Municipal de Teresina ainda não tem data para ser lançado, mas as opções das bancas organizadoras já foram definidas. Segundo o delegado Samuel Silveira, que deve assumir a Secretaria Municipal de Defesa Social, o concurso será feito pelo Nucepe ou pela Copese, da Uespi e da Ufpi, respectivamente.

A previsão é que o edital seja lançado em agosto, mas ainda falta encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para contemplar a realização do concurso, que terá várias fases e deve ser encerrado em dezembro. “Podemos ter até 100 vagas de nível médio. Os aprovados começam a trabalhar a partir de 2016”, disse Samuel Silveira.

A Guarda Municipal só pode atuar na segurança dos bens públicos. Em Teresina, ela vai trabalhar principalmente nas Unidades Básicas de Saúde, nas escolas e nos hospitais. “Não queremos nos confundir com o policiamento ostensivo, que é papel do Estado, mas a presença da Guarda Municipal pode aumentar a sensação de segurança”, disse Samuel Silveira.

Segundo o delegado, o maior desafio será fazer a guarda dos bens público e cuidar da segurança da população, observando os limites constitucionais. “Queremos ser um instrumento a mais, sensível e aberto à comunidade”, destaca Samuel.

O trabalho da Guarda Municipal vai contar com a parceira do Estado e da Secretaria de Segurança, através do sistema de monitoramento eletrônico e do guardião da Polícia Militar.

Mais sobre: