Portal O Dia

O que colocar no campo 'qualificação' do currículo? Veja dicas

Acompanhe as dicas de especialistas, para melhorar o seu currículo

05/12/2010 15:30

O campo qualificações do currículo deve conter as habilidades que o candidato reconhece que tem e que o ajudarão no desempenho das funções para as quais ele se candidata, ensina o consultor em gestão de pessoas Lauro de Russi.

A dica sobre as qualificações foi dada após a pergunta de Silvia Dias Aguiar, técnica administrativa, sobre o que deve ser escrito nesse campo do currículo. Para Russi, é importante saber destacar aquilo que servirá para desempenhar “satisfatoriamente” o cargo. Cursos, por exemplo, devem ser colocados se tiverem relação com a área pretendida.

Ele citou que uma das habilidades que podem ser mencionadas é a de relações humanas. “Para muitas funções, saber lidar com as pessoas, saber se relacionar, é fundamental, é uma qualificação que, na verdade, todos profissionais deveriam ter.”

Usar só letras maiúsculas pega mal


A dúvida de Selma da Conceição Sardinha, operadora de cobrança, foi se o currículo pode ser feito todo em letras maiúsculas. Russi ressaltou que o ideal é não fazer isso. “O que a gente recomenda é que ele [o currículo] seja mais objetivo, ocupe menos espaço e, consequentemente, com a letra minúscula esse espaço vai render para outras informações importantes”, disse.

O especialista também falou sobre a questão de colocar ou não foto no documento, pergunta feita pelo estudante Wilson de Souza. “Muita gente coloca foto achando que pelo visual, pela beleza ou pelo semblante, as empresas vão contratar. Claro que isso pode ser verdade dependendo da função que a pessoa pretende conseguir um trabalho, como carreira de modelo", comentou. "Se a vaga for em outros ramos de atividade, a nossa recomendação é que não coloque a foto, a não ser que a empresa peça".

Currículo pela Internet

Para fazer o currículo on-line se destacar entre tantos cadastrados diariamente em sites de empresas, especialistas apontam três passos: atualizar sempre os dados, colocar todos os cargos similares ao pretendido ou relacionados à sua área e fornecer informações completas da sua trajetória profissional.

Na internet, o candidato pode colocar mais informações do que no currículo impresso, ensina Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum. “Quanto mais completo, com informações da carreira, habilidades e cursos, maior será a probabilidade de o currículo constar nos resultados das buscas”, explica.

Edição: Ccero Portela
Repórter: Ccero Portela

Deixe um comentário

Tópicos currículo emprego internet qualificação,

Veja também

há 2 dias
Exército divulga edital de instrução ao processo seletivo para ingresso nos Colégios Militares
há 2 dias
Prefeitura e Câmara de Padre Marcos - PI divulga adendo e errata de concurso
há 2 dias
Marinha do Brasil oferece 59 oportunidades para Corpo Auxiliar
há 3 dias
Câmara de Lagoa Alegre - PI abre certame com três vagas