Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Urnas são testadas para demonstração de segurança da Eleição

"É uma prova de fogo", diz presidente do TRE; Urnas eletrônicas serão levadas para Pedro II, Nossa Senhora dos Remédios e uma fica em Teresina, para votação paralela.

01/10/2016 09:47

Foi realizado, na manhã de hoje (1), o sorteio três urnas eletrônicas para serem auditadas nas eleições. Em evento na Câmara Municipal de Teresina, as urnas foram sorteadas: uma delas fica em Teresina e outras duas vão para cidades do interior. O objetivo é demonstrar a segurança das urnas e do processo eleitoral.

Depois de sorteadas, as urnas serão testadas em uma votação paralela. O eleitorado será composto por alunos do colégio Cidadão Cidadã, que foi convidado para participar do evento, além de funcionários da Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral.

“É uma prova de fogo. Vamos tirar as urnas por sorteio e fazer o teste.”, explica o presidente do TRE, desembargador Joaquim Dias de Santana Filho. “É uma votação normal. Vamos testar se as urnas estão aptas a receber a votação”.

As seções sorteadas foram: a 12ª zona, seção 047, de Pedro II; 86ª zona, seção 12, em Nossa Senhora dos Remédios; e a 1ª zona, seção 314, em Teresina.

Para a presidente da Comissão de Auditoria da Votação Paralela, dra. Maria Luiza de Moura, a votação paralela demonstra a transparência do pleito. “Esse processo é importante para dar segurança que a população precisa receber de nós, da lisura das urnas eletrônicas”, disse. Ela explica que a recomendação para a criação da comissão foi feita pelo TSE, para fortalecer o processo eleitoral.

Ela explica que as urnas serão auditadas pelos juízes eleitorais em cada zona, e que há uma aeronave disponível para fazer o rápido transporte das urnas, caso uma delas fosse sorteada para alguma cidade distante.


Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento, com informações de Nathalia Amaral
Mais sobre: