Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TRE distribui 8.397 urnas eletrônicas nos 224 municípios piauienses

Cerca de duas mil ficarão como reserva para possíveis eventualidades. Urnas estão sendo instaladas durante todo o dia nas sessões eleitorais.

01/10/2016 13:12

O transporte das urnas eletrônicas para os locais de votação iniciou na manhã de hoje (1) em Teresina. Nos municípios do interior do Piauí, as urnas foram transportadas ainda no mês de agosto para os cartórios eleitorais e o transporte para os locais de votação também será realizado hoje. Ao todo, 8.397 urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições 2016, e cerca de duas mil ficarão como reserva para possíveis eventualidades.


Anderson Lima, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI (Foto: Moura Alves/O Dia)

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), Anderson Lima, durante a instalação, as urnas são verificadas, assim como o local onde está instalada a cabine de votação. “Os caminhões são carregados com o material e as urnas serão instaladas ao longo do dia nas escolas, pelos chefes de cartório ou pelo pessoal da própria zona eleitoral. O transporte em si não tem muito problema, já a instalação, nós ligamos as urnas para verificar se há algum problema com a data ou com o horário, para caso haja essas urnas sejam alteradas, é verificado também as janelas próximas à cabine de votação para que elas sejam fechadas com algum material para garantir a privacidade do eleitor durante a votação”, explica o secretário.

O secretário afirma ainda que o processo de recolhimento das urnas é feito após o recolhimento das mídias de resultado, ao final da eleição. “Uma empresa contratada pelo TRE passa nesses locais de votação recolhendo as urnas para serem levadas para os cartórios. Até o momento do recolhimento elas ficam sendo guardadas por um policial. O transporte da mídia de resultados não é o mesmo das urnas, porque nós temos uma urgência maior para fazermos a apuração do resultado, então a equipe responsável pelo recolhimento da mídia de resultados passa nos locais de votação, e só depois é feito o recolhimento das urnas”, finaliza.

Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: