Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PM divulga vídeo com dicas de segurança para o Carnaval

Além da Polícia Militar, também participarão do esquema de segurança a Secretaria de Segurança, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e demais órgão de segurança do estado.

21/02/2017 15:23

A Polícia Militar do Piauí divulgou nesta terça-feira (21), um vídeo com dicas de segurança para quem pretende cair na folia neste Carnaval. A corporação também deu detalhes sobre como será realizado o esquema de segurança para Teresina e municípios do interior durante o feriado. A operação tem como objetivo garantir a tranquilidade e a segurança da população piauiense durante as datas festivas.

Além da Polícia Militar, também participarão do esquema de segurança a Secretaria de Segurança, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e demais órgão de segurança do estado. O comandante geral da PM, coronel Carlos Augusto, destaca que foi feito um planejamento de segurança para todo o estado, em especial para as cidades de grande porte, como Teresina e Parnaíba. “As pessoas podem ficar tranquilas, porque a Polícia Militar vai estar presente. Vamos estar com toda tropa especializada, seja no trânsito, seja o Bope ou canil”, acrescenta.

Ao todo, serão 1.800 policiais militares reforçando a tropa nos municípios do interior. (Foto: Arquivo/ODIA)

Nas cidades com maior movimentação de pessoas no carnaval, haverá reforço policial das unidades de policiamento especializado, como o BPRONE, Cavalaria, Ciptran e BPRE. Ao todo, serão 1.800 policiais militares reforçando a tropa nos municípios do interior. Sendo 30 municípios a receberem reforço da capital e seis a receberam reforço das tropas especiais.

“Nós vamos ter 30 municípios que vão receber reforço no policiamento, os demais municípios vão receber repasse remunerado para comprar as folgas dos oficiais para aumentar o efetivo naquela cidade”, explica o comandante de Operações da PM, coronel Alberto Menezes.

Em algumas cidades, haverá reforço policial das unidades de policiamento especializado, como o BPRONE, Cavalaria, Ciptran e BPRE. (Foto: Arquivo/ODIA)

Os municípios de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia receberão maior atenção no período de folia, devido ao aumento no número de pessoas que circularão pela região durante o Carnaval. A expectativa da PM é de que, pelo menos, 100 mil pessoas passem pelo litoral piauiense nesse período.

“Nós teremos quatro barreiras fixas, teremos policiamento muito forte de trânsito, através do BPRE e CIPTRAN. Nós levaremos também duas equipes de força tática, choque montado da Cavalaria, o Batalhão Ambiental, e estaremos de serviço nos três turnos para receber as pessoas que vão ao litoral”, explica o comandante de Policiamento Norte, coronel Márcio Oliveira.

Dicas de Segurança

No carnaval muitas pessoas viajam para aproveitar o feriado prolongado. No entanto, para quem pretende pegar a estrada, é importante tomar algumas precauções durante os dias de folia. Por isso, a Polícia Militar divulgou uma lista de dicas de segurança para quem quer evitar contratempos durante o Carnaval:

- Se viajar peça a um vizinho ou parente que olhe a sua casa regularmente;

- Deixe um número de contato para qualquer eventualidade;

- Faça uma revisão no carro e organize a documentação pessoal;

- Durante a folia não saia com objetos de valor;

- Prefira sair de casa de táxi;

- Não aceite bebidas ou comidas de estranhos;

- Se for consumir bebida alcoólica não dirija;

- Evite andar sozinho;

- Quando andar acompanhado de crianças, coloque uma pulseira de identificação;

- Se presenciar algo suspeito avise imediatamente a polícia;


Edição: Nayara Felizardo
Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: