Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Galo da Madrugada e Bola Preta levam milhões de foliões às ruas

Homenageando os cantores e compositores Alceu Valença e Jota Michiles, o Galo fez seu 40° desfile. Já o Cordão do Bola Preta completa 99 carnavais em 2017.

25/02/2017 15:17

Os Carnavais recifense e carioca começaram neste sábado (25) com o Galo da Madrugada e o Cordão da Bola Preta levando milhares de pessoas para as ruas das cidades.

Homenageando os cantores e compositores Alceu Valença e Jota Michiles, o Galo fez seu 40° desfile. A expectativa era arrastar 2 milhões de foliões e confirmar o título de "maior bloco de Carnaval do planeta".

Galo da Madrugada levou multidão para as ruas do Recife neste sábado (25) (Foto: Rafael Medeiros/G1)

Sob sol forte e um calor de mais de 35°C, 30 trios animaram os 6 km de trajeto.

Artistas como Fafá de Belém, Gaby Amarantos e Chrigor (ex-Exaltasamba) cantaram ritmos pernambucanos como maracatu, frevo e manguebeat.

Ruas do Recife foram tomadas por foliões que foram acompanhar o desfile do Galo da Madrugada neste sábado (25) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

A novidade deste ano no galo gigante, de 15 toneladas, foi a pintura feita por grafiteiros da cidade, o que não agradou a todos os foliões -que mesmo assim, disputavam o melhor ângulo para fazer um selfie com a alegoria.

No Rio, milhares de pessoas se concentraram na av. 1° de Março, no centro, esperando o início do desfile do Cordão da Bola Preta, que completa 99 carnavais em 2017. O desfile teve início às 10h07, com a tradicional marchinha "Quem não chora não mama", seguida por "Cidade Maravilhosa"

Foto aérea mostra a multidão que tomou conta do Centro do Rio no cortejo do Cordão da Bola Preta. (Foto: Fernando Maia/Riotur)

Houve confusão e um rapaz suspeito de furtar os foliões foi espancado. Seguranças contiveram a briga e o rapaz foi removido do bloco.

Destaques do Cordão da Bola Preta, a cantora Maria Rita e a atriz Leandra Leal chegaram ao bloco em cima da hora e foram festejadas pelos foliões. As duas desfilam no bloco desde 2009.

Leandra Leal e Maria Rita, porta-estandarte e madrinha do Cordão da Bola Preta (Foto: Marcos de Paula / G1)

"Estar no Cordão da Bola Preta é fazer história. Ano que vem vai completar 100 anos de desfile", disse Maria Rita, que é madrinha do bloco. "Para mim, o carnaval de rua, aqui no centro, é a melhor coisa. As pessoas vêm com fantasias criativas e pulam soltas."

Bola Preta é um dos blocos com maior público do Rio. A estimativa da Riotur para este ano era do desfile reunir 1,5 milhão de pessoas no Centro (Foto: Marcos de Paula / G1)

Fonte: Folhapress
Mais sobre: