Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"˜Pegação com respeito"™: Mulheres se mobilizam por carnaval sem assédio

om apitos, protagonismo na produção da música e brincadeiras contra o machismo, blocos incentivam mudança de comportamento dos foliões.

07/02/2016 08:45

Uma rodinha de homens em volta de uma mulher, que só pode sair dali após beijar todos; uma "gravata" no pescoço e a moça só pode se desvencilhar depois de "pegar" o autor do golpe; um puxão de braço ou cabelo para "atrair" a foliã e roubar um beijo.

Atitudes como essas poderiam ser vistas como assédio ou abuso no dia a dia - mas são comuns no Carnaval.

Recentemente, porém, grupos de mulheres se uniram para combatê-las e promover uma festa com respeito ao "direito de escolha".

"Não é para acabar a pegação. É só para ter respeito", afirma Lia Marques, uma das criadoras da campanha Apito Contra o Assédio, que distribui apitos para mulheres nos blocos de São Luiz do Paraitinga, um dos maiores carnavais do Estado de São Paulo.

"Sou super a favor da pegação, desde que as duas pessoas envolvidas queiram. Se é uma coisa que te incomoda, é suficiente para caracterizar assédio", diz Renata Rodrigues, cofundadora do bloco Mulheres Rodadas, do Rio.

O instituto A Mulherada, que surgiu em 2001 em Salvador, o bloco Mulheres Rodadas, fundado no Rio de Janeiro em 2015, e a campanha Apito Contra o Assédio, lançada no início deste ano por três jovens em São Luiz do Paraitinga, são exemplos de grupos criados para defender os direitos da mulher.


Renata Rodrigues, uma das fundadoras do bloco das Mulheres Rodadas (Foto: Divulgação )

Eles usam o carnaval para abordar questões como a violência doméstica e sexual, assédio e machismo.

A mudança de atitude das mulheres com relação ao Carnaval não tem ficado só nos blocos de rua.

No ano passado, uma propaganda de cerveja divulgada nesta época do ano incentivando pessoas a "deixar o não em casa" motivou críticas e foi retirada do mercado - em geral, as reclamações apontavam que a peça sugeria "apologia ao estupro".

Neste ano, em Salvador, uma nova música do cantor Bell, ex-Chiclete com Banana, precisou ser reescrita, porque a letra foi considerada racista e machista.

A canção "Cabelo de Chapinha" dizia no refrão: "Minha nega, vai lá no salão faz aquele corte que seu nego gosta de te ver (...) Ô mainha, mas eu só gosto do cabelo de chapinha, mainha" e agora leva o nome de "Minha Deusa".

"Uma série de coisas antes normatizadas hoje estão sendo questionadas", afirma à BBC Brasil a cientista social e antropóloga Heloisa Buarque de Almeida, especialista em questões de gênero.

"O Carnaval como mito de diversão popular sempre jogou com imaginário de gênero, mas acho que ele naturalizava uma série de violências que passavam despercebidas."

Fonte: G1
Mais sobre: