Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Varíola do Macaco: Maranhão tem caso suspeito

O homem apresentou febre, dor de cabeça, lesões pelo corpo com coceira e procurou uma unidade hospitalar da rede municipal

11/06/2022 08:34

O estado do Maranhão tem um caso suspeito de Varíola do Macaco. A Secretaria Municipal de São Luís informou nessa sexta-feira (10/06) que um homem de 30 anos apresentou sintomas da doença e a equipe de saúde da unidade que ele deu entrada iniciou os protocolos para notificação do caso. 

O homem apresentou febre, dor de cabeça, lesões pelo corpo com coceira e procurou uma unidade hospitalar da rede municipal no dia 8 de junho. Com a suspeita, ele foi transferido para Hospital Universitário (HUUFMA), onde segue com o quadro de saúde estável e em isolamento.

Foto: Reprodução / Saúde RS

A Semus informou que já notificou o Ministério da Saúde, foram colhidas amostras do paciente e encaminhadas para análise. Esse é o segundo caso de suspeita de Monkeypox (Varíola do Macaco) no estado do Maranhão. No início um outro caso investigado foi descartado pelas autoridades em saúde. 

Piauí em alerta

Devido a fronteira com o estado do Maranhão, o Piauí entra em alerta para varíola dos macacos. O secretário de Saúde, Neris Machado Júnior, afirmou que o Piauí montará um comitê especial para analisar os casos de suspeita que surgirem. 

“A nossa medida principal é a de vigilância. O comitê será formado por cientistas e médicos especialistas nesta área especificamente para que eles possam estar trocando experiências e dialogando com outras secretarias estaduais de saúde. O objetivo é que possamos ter no Piauí e estados do Nordeste ações de maneira padrão para, em caso de alerta, tomar algumas medidas que venham de maneira a atacar a problemática e facilitar a resolução do caso”. disse.

Sintomas da varíola do macaco

A transmissão da doença para humanos pode ocorrer pelo contato com um animal ou um humano infectado, principalmente, por meio de gotículas respiratórias. O período de incubação é de 5 a 21 dias. A pessoa infectada apresenta febre, dor de cabeça intensa, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular e falta de energia. 

Leia a nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirma um caso suspeito de Monkeypox (Varíola do Macaco) em São Luís. O paciente é um homem de 30 anos. Ele deu entrada na Unidade Mista do Bacanga no dia 8 de junho onde recebeu atendimento. O estado de saúde do paciente é estável. 

A Vigilância Epidemiológica Municipal já notificou o Ministério da Saúde, foram colhidas amostras do paciente e encaminhadas para análise. A Semus informa que o paciente foi transferido para o Hospital Universitário (HUUFMA), onde seguirá internado, em isolamento, aguardando o resultado dos exames.

Mais sobre: