Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tiroteio entre traficantes na Rocinha deixa ao menos dois mortos

Pelo menos três também foram baleados na troca de tiros que assusta a comunidade desde o começo da manhã deste domingo (17).

17/09/2017 17:39

Ao menos duas pessoas morreram durante o intenso tiroteio que acontece desde o começo da manhã deste domingo (17) na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Uma das vítimas é Thiago Fernandes da Silva, de 25 anos. A outra ainda não foi identificada. A informação é do repórter Eduardo Tchao. Moradores, no entanto, dizem que há mais vítimas do confronto.

De acordo com a a secretaria municipal de saúde, três baleados deram entrada na UPA da Rocinha e foram levados ao Hospital Miguel Couto. Dois deles já tiveram alta e o outro estava sendo avaliado pela equipe médica.

Imagens mostram criminosos armados correndo pela Rocinha (Foto: Reprodução/Whatsapp)

A 11ª DP (Rocinha), informou que o pai de Thiago foi para a delegacia após a morte do filho. Segundo a unidade policial, o rapaz já tinha várias passagens pela polícia. Entre os crimes listados estão tentativa de homicídio, tráfico de drogas e corrupção de menores. Até as 12h15 não havia detalhes sobre as circunstâncias da morte de Thiago.

Um vídeo recebido pela reportagem mostra moradores perplexos ao se depararem, em um dos becos da favela, com um corpo carbonizado em meio a um amontoado de lixo em chamas - as imagens são fortes. Não há confirmação se é outra vítima da guerra que aterroriza a comunidade nesta manhã.

Há relatos de pelo menos outros três mortos. A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha, no entanto, informou em nota enviada às 13h que "equipes da UPP socorreram um homem na Rua 3 para a UPA da Rocinha. Há informações de outro baleado na Rua 2, porém os policiais ainda não conseguiram localizar o corpo. Policiais do Grupamento Aeromóvel seguem acompanhando a movimentação na região".

Outro vídeo mostra criminosos armados desembarcando de dois carros na Estrada da Gávea, próximo à Rua Apia. A poucos metros estão viaturas da UPP. Em seguida, os criminosos que permaneceram no veículo passam, também armados, ao lado dos carros da polícia. Nas imagens não é possível notar intervenção policial ou confronto entre os criminosos e os PMs.

Um vídeo gravado por PMs mostra bandidos armados com fuzis subindo a estrada da Gávea, que corta a comunidade. Os policiais estariam em uma pizzaria e pedem que as pessoas se escondam:

- Mais de 20 ganso aqui em frente. Tudo com fuzil. Subindo a estrada da gávea. Tá abordando um carro ali para fazer o bonde. Se esconde!

- Se esconde aí, rapaziada!

Questionada pelo G1, a UPP disse que "por ser um local de grande circulação e um dos principais acessos à comunidade, as equipes que estavam no patrulhamento à pé após desembarcarem das viaturas entenderam que uma situação de confronto colocaria em risco a todos". Ressaltou, no entanto, que "há um grande cerco na comunidade para estabilização do terreno".

Conforme relatos de moradores, o tiroteio teve início por volta das 6h. De acordo com a Polícia Militar, traficantes da favela se enfrentavam numa disputa interna pelo controle da venda de drogas na região. Policiais da UPP Rocinha e do 23º BPM (Leblon) estão atuando no local.

Um vídeo enviado pelo Whatsapp mostra funcionários dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rocinha deitados no chão para se protegerem dos tiros. Diversos relatos recebidos pela reportagem apontam que o clima na comunidade era de pânico.

O confronto levou a concessionária Metrô Rio a fechar, por volta das 10h30, os acessos A (Rocinha) e C (Estrada da Gávea) da estação São Conrado por questões de segurança. Todos os acessos foram reabertos às 12h30.

O aposentado Francisco Vieira conseguiu deixar a estação pela saída B (Av. Aquarela do Brasil), única que permaneceu aberta. Questionado sobre se não tinha medo de sair do metrô em meio ao tiroteio, ele foi enfático: "Fazer o quê? A gente tem que viver".

Nas redes sociais, moradores da Rocinha relataram momentos de pânico. Algumas regiões estavam sem energia elétrica. Os moradores também publicaram imagens dos confrontos, conforme exibiu a GloboNews.

Em nota, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha informou que os criminosos também entraram em confronto com os policiais da unidade em num dos acessos à comunidade. Não havia informações sobre presos ou feridos no incidente. O Grupamento Aeromóvel (GAM) apoiava o policiamento na comunidade.

Alerta de segurança

Por causa do tiroteio, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio chegou a orientar a população a evitar trafegar pela Estrada Lagoa-Barra e pelo Túnel Zuzu Angel. Segundo o órgão, a operação policial na região pode causar bloqueios em vias da região.

Rede elétrica danificada

A Light informou que uma parte da Rocinha está sem luz porque tiros atingiram transformadores da comunidade. Segundo a concessionária, técnicos estão de prontidão no local para realizar os reparos, mas não conseguem entrar ainda porque não há segurança.

Tiros atingiram também tubulações de água. Imagens gravadas por moradores mostram grande volume de água jorrando em alguns pontos da comunidade.

Fonte: G1
Mais sobre: