Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Relator propõe mudança na regra de transição da reforma da Previdência

Arthur Maia (PPS-BA) se reuniu nesta terça (11) com Michel Temer no Planalto. Segundo ele, novo texto da reforma da Previdência manterá diferença entre homens e mulheres na regra de transição.

11/04/2017 13:43

O relator da reforma na Previdência Social, deputado Arthur Maia (PPS-BA), afirmou nesta terça-feira (11), ao final de uma reunião com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, que irá sugerir em seu relatório uma mudança na regra de transição para a aposentadoria. Ele irá propor a definição de uma idade mínima intermediária – abaixo dos 65 anos – para quem já está no mercado de trabalho.

O deputado do PPS pretende modificar o ponto da reforma que estabelecia uma idade mínima para os trabalhadores terem direito a acessar a chamada "regra de transição", criada para beneficiar quem já estava próximo de se aposentar.


Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Inicialmente, a proposta de Temer previa que homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos estariam submetidos a uma regra de transição para se aposentar.

O texto original ainda determinava que, para requerer o benefício do INSS, os trabalhadores precisariam pagar um “pedágio” de 50% a mais no tempo de contribuição.

A reforma da Previdência foi enviada ao Congresso Nacional em dezembro para tentar conter o rombo bilionário do sistema previdenciário. Só no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o saldo negativo entre receitas e despesas chegou perto de R$ 150 bilhões em 2016 e deve passar dos R$ 180 bilhões em 2017.

Fonte: G1
Mais sobre: