Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Qualquer aparelho conectado à internet pode ser atacado por vírus

Por conta da quantidade de funções destes aparelhos, especialistas recomendam cada vez mais cuidado com o que acessa pela internet

02/08/2015 10:24

Os smartphones evoluíram nos últimos anos e se tornaram indispensáveis para a maioria das pessoas. Através desses aparelhos conversamos com amigos, realizamos compras e atémesmo transações bancárias. A facilidade e rapidez dos smartphones escondem um lado perigoso, a ação dos chamados “malwares”, ou popularmente conhecido como vírus.

Foto: Reprodução/Google

Esses arquivos indesejados podem simplesmente prejudicar o uso do aparelho, ou em casos mais graves, captar informações pessoais dos usuários, que podem ser usadas para crimes. Para não ser vitima de casos como esses alguns cuidados são fundamentais.

O consultor em informática, Carlos Rodrigo Filho, explica que qualquer aparelho conectado à internet está sujeito a ação de vírus. “Qualquer aparelho, independente do sistema operacional, pode ser atingido por vírus. Normalmente eles ficam disfarçados como aplicativos que despertam o interesse, como jogos, ou versões gratuitas de softwares”, explica.

Para evitar ser vítima da ação de um desses malwares, é importante evitar aplicativos “não oficiais”, e sempre buscar informações sobre a utilização da ferramenta. “A recomendação é sempre baixar aplicativos nas lojas oficiais, como Play Store e AppStore, essas empresas têm um controle de tudo que é ofertado. Isso pode evitar problemas, porque às vezes, os chamados aplicativos crakeados, ao invés de serem um facilidade, podem ser um problema para o usuário”, explica Carlos.

O cuidado ao navegar pela internet também é importante,e pode evitar problemas com vírus. “As redessociais, principalmente, são cheias de links, e spams,que levam a sites mal intencionados,que podem ser umprato cheio para os vírus.Por isso, o mesmo cuidado que temos ao acessar a internet pelo computadortambém precisamos terpara o acesso pelo celular”, explica.

A matéria completa você confere na edição deste domingo.


Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: