Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PM e manifestantes entram em confronto em ato contra Temer

Foram depredadas fachadas dos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e do Planejamento.

24/05/2017 17:00

Centrais sindicais e movimentos de esquerda de todo o país marcham em Brasília contra o presidente Michel Temer (PMDB) e as reformas da Previdência e trabalhista e pela convocação de eleições diretas nesta quarta-feira (24).

Durante o protesto, participantes do ato e Polícia Militar entraram em confronto. Foram disparadas bombas de gás e de efeito moral. A cavalaria da PM chegou a investir contra os manifestantes, que responderam jogando pedras e paus.

Foram depredadas fachadas dos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e do Planejamento.

 Esplanada dos Ministérios. (Foto: Reprodução/G1)

Com o agravamento dos confrontos, o governo Michel Temer deu ordem de esvaziar os prédios da Esplanada dos Ministérios.

No gramado da Esplanada, em frente ao Congresso, manifestantes se posicionavam em frente a um carro de som. Com barricadas feitas de banheiros químicos, lançavam pedras contra policiais, que respondiam com balas de borracha e bombas.

Ministério da Cultura é alvo de manifestantes. (Foto: Reprodução/G1)

Em um carro de som, a deputada Erika Kokay (PT) pediu ambulância para socorrer uma pessoa baleada, próximo ao Ministério da Fazenda. Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde do ferido.

Policias atiram balas de borracha contra manifestantes. (Foto: Reprodução/G1)

Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, cerca de 35 mil manifestantes participaram do ato na Esplanada dos Ministérios. "Na Alameda das Bandeiras, próximo ao Palácio da Justiça, manifestantes tentaram invadir o perímetro de segurança restrito previsto no Protocolo Integrado Tático (PrTI), mas foram contidos pela Polícia Militar, que usou progressivamente a força."

Mídia Ninja informa presença de mais de 150 mil manifestantes. (Foto: Reprodução/Twitter)

De acordo com a pasta, quatro pessoas foram detidas, sendo três delas por porte de entorpecentes e porte de arma branca. Todos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Manifestantes se protegem contra investidas da Polícia Militar. (Foto: Reprodução/Twitter)

Ainda de acordo com a secretaria, um dos manifestantes se feriu ao tentar atingir um policial militar com um rojão. O Corpo de Bombeiros fez dois atendimentos, entre eles um policial.

Por volta das 16h30, muitos manifestantes começaram a deixar o gramado em direção à rodoviária. Os carros de som anunciavam a mudança e começavam a se retirar pelo lado direito.

Enquanto a Esplanada pegava fogo, os ministros do STF votavam questões tributárias. Um grupo pequeno de manifestantes conseguiu furar o bloqueio para gritar palavras de ordem na entrada do tribunal.



Fonte: Folhapress
Mais sobre: