Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Francisco de Assis, o santo exemplo de humildade e amor ao próximo

Nascido rico, Giovanni di Pietro di Bernardone, largou a vida regada a luxo e conforto para se dedicar a viver de foma simples e a cuidar do pobres

04/10/2015 08:34

O Dia de São Francisco de Assis, comemorado anualmente em 4 de outubro, homenageia uma das personalidades santas mais admiradas pela comunidade católica. São Francisco de Assis é considerado o padroeiro dos animais e da natureza, e também é conhecido por ser o santo dos pobres. A origem dessa data é em homenagem à data de sua morte, em 1226, e sepultado na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis. Francisco de Assis foi canonizado quase dois anos depois, em 16 de julho de 1228, pelo Papa Gregório IX.

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, nasceu dia 5 de julho de 1182, na cidade Úmbria, perto de Assis, Itália. Vaidoso e orgulhoso, ele era filho de pais ricos, e aproveitou sua infância e adolescência desfrutando dessa riqueza. Aos 20 anos, por viver em uma via boêmia e de futilezas, acabou sendo preso. Depois de ser libertado, voltou às práticas antigas, mas gradativamente foi sentindo o desinteresse por essa vida mundana.

Quando completou 26 anos, renunciou ao luxo para “desposar a Senhora Pobreza” após entrar na igreja de São Damião, que estava praticamente arruinada, e ao ver a imagem do Cristo, sentiu que Jesus pedia para restaurar o local. Ele voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Francisco de Assis acreditava que para o cristão viver o verdadeiro significado do Evangélico, deveria abdicar de todos os confortos e seguir a vida que Jesus Cristo teve.

Em 1212, juntamente com Clara, fundou a Ordem das Franciscanas dasdams pobres, a partir de então, o movimento começou a crescer, chegando à Inglaterra e a toda a Europa. Francisco tinha ouvido o chamado de Deus para seguir o caminho de Cristo, e ainda jovem, passou a viver com alegria a vida da pobreza, humildade e obediência. E seguindo seu hábito do caminho da peregrinação, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.

Em 1224, Francisco de Assis estava pregando quando apareceram cicatrizes em seu corpo, como as chagas do Cristo crucificado, fenômeno este chamado de “estigmatização”. As marcas permaneceram até o final de sua vida e teriam sido os motivos para o enfraquecimento de sua saúde, deixando-o bastante debilitado, vez que as cicatrizes aumentavam consideravelmente, inclusive levando-o à cegueira.

Sua biografia começou a ser escrita logo após sua morte, e apesar de ainda faltarem confirmações de contradições factuais, Francisco de Assis conseguiu, de qualquer forma, sua posição com um dos grandes santos da Cristandade enquanto ele ainda era vivo, e permanece inabalada até os dias atuais. E após ser canonizado, e devido ao seu apreço pela natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Homem de legado precioso

Apesar de sua fama pelas grandes manifestações religiosas ou dos milagres impressionantes, o que mais representa Francisco de Assis é sua vida de dedicação completa ao próximo, de profunda compreensão ao outro, sua sinceridade, espontaneidade e simplicidade, aliadas à sua fraternidade, simpatia e caridade.

Além da pobreza exterior, comandada expressamente na sua regra em seguir à risca o que é pregado no Evangelho, que proibia inclusive os monges de andarem calçados e possuírem domicílio fixo, Francisco de Assis enfatizava a pobreza interior. Em outras palavras, era o desapego de toda pretensão à aquisição intelectual ou mesmo moral e espiritual, considerada como forma dissimulada de obter domínio sobre os outros, com expressões de orgulho e individualismo.

Francisco era um admirador da Ordem, benevolente, exuberante e caloroso no trato com o próximo, almejando uma observância voluntária das regras do Evangelho. Era perspicaz ao encontrar a maneira mais adequada para corrigir e ao mesmo tempo estimular a independência, a sinceridade e a criatividade dos irmãos, fomentando a harmonia, entre outros valores.

O santo dos animais

Sua relação com os mais carentes sempre foi sua o principal motivo de ter abdicado de rua riqueza, mas não eram somente as pessoas que se sentiam bem com sua presença, os animais rodeavam Francisco de Assis sempre que ele iniciava suas pregações. Era comum ver pássaros se juntarem a ele, e como Homem de legado precioso Francisco amava e protegia as criações divinas.

Na data que comemora seu dia, as igrejas católicas realizam benção aos animais, em alusão ao santo. Ao longo do tempo, São Francisco de Assis foi admirado pelo seu volto de pobreza, humildade, liberdade religiosa, além da grande bondade com todos os seres vivos, sobretudo os animais. Em 1979, o Papa João Paulo II proclamou-o o santo patrono dos ecologistas.

Vale lembrar também que coube a Francisco, 1223, a ideia da criação do presépio no dia de Natal, uma tradição que permanece viva até os dias atuais.
Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: