Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Empresa lança extintor para combater incêndios na cozinha

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRESEL), no Brasil há em média 180 bares e restaurantes para cada cidade.

02/04/2015 15:25

A empresa Kidde, que atua no segmento de produtos de segurança contra incêndio, está lançando no Brasil o extintor de classe K, produzido especificamente para combater chamas produzidas por óleos e gorduras de cozinha. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRESEL), no Brasil há em média 180 bares e restaurantes para cada cidade e mais de 500 shoppings centers com praças de alimentação, conforme Abrasce – Associação Brasileira de Shoppings Centers. E estes ambientes exigem extintores adequados ao combate de incêndios de cozinhas. 

Extintor K

Segundo o gerente de Vendas da Kidde no Brasil, Felipe Moreno, a maioria das cozinhas, lojas de conveniências, cafeterias de escolas e hospitais dispõem somente de extintores classes A (indicado para incêndios com madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral); B (líquido inflamáveis) e C (equipamento elétrico energizado). “Estes modelos não são eficazes para apagar um fogo oriundo de gordura, banhas e óleos quentes como o extintor classe K, que forma uma camada protetora na superfície, com o objetivo de extinguir o fogo por meio de interrupção da combustão”, explica.

Para a gerente de Marketing da Kidde Brasil, Roberta Godoy, “adquirir um extintor k é uma mudança simples e pode salvar vidas. São fáceis de usar, inclusive, em cozinhas menores. O mais importante é que eles foram produzidos especificamente para atender a todos os tipos de incêndio gerados em cozinhas”, ressalta.

De acordo com a norma da National Fire Protection Association (NFPA) – referência mundial em normas e regulamentos técnicos de segurança contra incêndio – desde julho de 1998, as novas instalações de cozinhas exigem este tipo de extintor. No Brasil, a lei ainda não existe.

Dicas de como evitar incêndio na cozinha

O gás é um dos grandes vilões na cozinha. Verifique se estão bem ajustados o regulador de pressão, a mangueira e a abraçadeira (peça que veda a mangueira e válvula de gás, para não haja escape). A troca do equipamento deve ser realizada a cada cinco anos.

- Em caso de vazamento de gás, não acenda ou apague a luz e nem risque fósforo. Qualquer faísca pode provocar incêndio.

- Para verificar se há vazamento no cilindro, passe uma esponja com detergente nas conexões, na mangueira e no regulador. Se aparecer bolhas pode haver vazamento.

- Manuseie botijões de gás com cuidado. Os botijões devem ser armazenados em locais bem limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol e outras fontes de calor.

- As roupas, utilizadas pelos profissionais da cozinha, devem ser justas e mangas apertadas.

- Não coloque materiais que pegam fogo facilmente perto do fogão, como: papel toalha, alumínio e líquidos inflamáveis.

- Para evitar aquecimentos e situações de curto-circuito, é importante utilizar sempre tomadas com ligação terra.

- Verifique as instalações elétricas para que não haja curto-circuito. Não ligue vários equipamentos em uma única tomada. Isso pode causar sobrecarga no condutor elétrico e risco de curto-circuito. Fique atento aos fios não encapados.

- Esteja sempre atento às panelas. Verifique se os cabos não estão para fora, para evitar quedas ou queimaduras graves.

- Não deixe óleo aquecer por muito tempo. Ele pode pegar fogo.

- Caso a panela pegue fogo, não jogue água. Este procedimento pode provocar um choque térmico e gerar uma explosão.

- Não fume dentro da cozinha.

- Tenha sempre em mãos o número do Corpo de Bombeiros - 193

Kidde do Brasil – É líder na fabricação de extintores, detectores de fumaça residencial, detectores de monóxido de carbono  e mangueiras de incêndio. A Kidde faz parte da UTC Building and Industrial Systems (unidade da United Technologies Corp. (NYSE: UTX)- líder mundial no fornecimento para as indústrias aeroespacial e de sistemas de construção) e é considerada uma das maiores empresas de proteção contra incêndio do mundo.  

Fonte: Ascom
Mais sobre: