Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Detran vai emitir carteiras de identidade social no Rio

De acordo com o órgão do Rio de Janeiro, o nome social não poderá ser alterado após o registro.

25/11/2017 11:17

O Detran do Rio de Janeiro passará a emitir carteiras de identidade com nomes sociais no estado. Os documentos trarão os nomes de batismo e social. De acordo com o órgão, o nome social não poderá ser alterado após o registro. A medida foi criada nesta quinta-feira pelo Governo do Rio, a pedido da Secretaria de Direitos Humanos.

De acordo com o órgão, cerca de 200 funcionários receberam treinamento para aprimorar o atendimento oferecido ao usuário durante todo o mês de outubro. As aulas foram realizadas pela Secretaria de Direitos Humanos.

"A Carteira de Identidade Social é uma grande vitória para o movimento LGBT do Rio de Janeiro. O documento, além de reconhecer a identidade social de travestis e transexuais, evitará diversos constrangimentos aos quais elas estão submetidas diariamente ao serem chamadas por nomes de um gênero ao qual elas não se identificam", disse o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes.

O presidente do Detran, Vinicius Farah, afirma que a emissão das carteiras com nomes sociais é "uma conquista histórica".

"A emissão da identidade social é uma conquista histórica e o Detran se preparou para estar pronto para oferecer um atendimento com respeito, qualidade, eficiência, dignidade e carinho. Por isso, treinamos cerca de 200 funcionários no mês passado para aguçar a nossa sensibilidade com este público e entender as suas necessidades, iniciando uma grande campanha interna do Detran que vai ao encontro dessas pessoas, que merecem toda a nossa deferência porque somos uma casa aberta para que o cidadão se sinta acolhido aqui", falou.

O decreto que institui o documento será regulamentado pelo Detran, que terá 120 dias para iniciar a sua emissão.

Fonte: Extra
Mais sobre: