Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado Francis Lopes faz pose para fotos com filho de Bolsonaro

Ele também fez fotos com o cantor Mano Valter, outro ferrenho defensor da vaquejada no Brasil. Os registros foram publicados em seu perfil oficial no Instagram.

25/10/2016 14:56

Declarado um apaixonado por vaquejada, o piauiense, cantor, compositor e Deputado Estadual do Piauí, Francis Lopes (PRP) está participando da manifestação dos vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas que ocupam a Esplanada dos Ministérios , na área central de Brasília, nesta terça-feira (25), contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou inconstitucional a prática do esporte no país.

Em cima de um trio elétrico, o deputado tem aproveitado o evento para fazer “selfie” com lideranças políticas de outros Estados, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC/SP), filho do polêmico e também deputado federal, Jair Bolsonaro (PSC/RJ).  O piauiense também fez fotos com o cantor Mano Valter, outro ferrenho defensor da vaquejada no Brasil. Os registros foram publicados em seu perfil oficial no Instagram.

Fotos: Reprodução/Instagram

Natural da cidade de Simplício Mendes, interior do Piauí, Francis Lopes fez carreira como cantor no Estado de São Paulo-SP. Em seu repertório, predominam músicas que fazem alusão à prática da vaquejada, à vida difícil do nordestino e ao vaqueiro que luta diariamente com o gado nas grandes fazendas da região. 

A vaquejada é uma tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo dentro de uma área estabelecida e marcada por cal. Segundo as regras do esporte, a derrubada só é considerada válida se o boi cair, ficar com as quatro patas para cima e se estiver na área delimitada. Dependendo do local da queda, pontos são somados ou não a dupla.

Em nota, a Associação Brasileira dos Vaqueiros (Abvaq), que organiza a mobilização, disse que o governo deve tomar medidas para garantir a continuidade da vaquejada enquanto esporte e manifestação cultural, em vez de proibir sem discussão. A associação afirma que em primeiro lugar está o bem-estar dos animais.

O ato reúne manifestantes de todos as regiões do Brasil. Eles se concentraram no Parque Leão, em Samambaia, e começaram a se deslocar para o centro de Brasília na noite desta segunda-feira (24). A distância é de cerca de 28 quilômetros. O movimento começou por volta de 8h, em frente à Catedral de Brasília. Em seguida os vaqueiros seguiram para um ato em frente ao Congresso Nacional.

Por: Francisco Barbosa
Mais sobre: