Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corpo de Bombeiros e família confirmam morte de Teori Zavascki

O filho de Teori, Francisco Prehn Zavascki, usou seu perfil no Facebook, às 17h05, para também informar que havia recebido a confirmação da morte do pai

19/01/2017 17:01

O filho do ministro Teori Zavascki, Francisco Prehn Zavascki, usou seu perfil no Facebook às 18h05 (horário de Brasília) para informar que havia recebido a confirmação da morte do pai, que é relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federlal.

A versão eletrônica da revista Veja havia informado, por volta das 17h40 (horário de Brasília), que o ministro Teori Zavascki faleceu no acidente aéreo em Paraty, no litoral sul do Rio, na tarde desta quinta (19). A confirmação teria sido feita pelo Corpo de Bombeiros.

A Infraero informou que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo (SP), com destino a Paraty (RJ). A aeronave é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

Segundo moradores da região onde a aeronave caiu, estava chovendo muito no momento do acidente. 

A Marinha disse ter tomado conhecimento do acidente por volta das 13h45, e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a documentação da aeronave estava regular.

Biografia de Teori Zavascki

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1972, o ministro Teori Zavascki também era mestre e doutor em Direito Processual Civil pela UFRGS. 

Ministro do Supremo Tribunal Federal a partir de 29 de novembro de 2012, Teori foi nomeado pela então presidente Dilma Rousseff (PT).

Antes de ir para o STF, Teori foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, de 8 de maio de 2003 a 29 de novembro de 2012. 

Entre 2001 e 2003 presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (com jurisdição nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Antes, ele havia sido vice-presidente da mesma Corte, entre 1997 e 1999. Zavascki iniciou sua carreira no TRF em 30 de março de 1989.

Ministro Teori Zavascki durante sessão de encerramento do ano forense do STF, em dezembro de 2016 (Foto: Nelson Jr. / SCO / STF)

Por: Cícero Portela
Mais sobre: