Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Brasileira vai estudar em universidade da NASA

Mariana Vasconcelos, de 23 anos, criou um aplicativo para evitar desperdício de água em lavouras.

21/04/2015 09:59

Uma brasileira de apenas 23 anos foi selecionada para estudar em uma universidade localizada dentro de uma base da Nasa, nos Estados Unidos. A administradora Mariana Vasconcelos saiu vencedora do prêmio Call to Inovation 2015, promovido pela faculdade paulista FIAP, após apresentar um projeto que ajuda a evitar o desperdício de água em plantações agrícolas.

O projeto da mineira, formada pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no interior de Minas Gerais, garante, através de um aplicativo, economia de 30% a 70% da água utilizada na irrigação de lavouras. A plataforma do " Agrosmart" como é chamado o equipamento, que tem uma interface na Web e também no celular — é conectada a sensores instalados no solo e fornece informações ao agricultor sobre a quantidade de água necessária à manutenção da plantação. Atualmente, o setor é responsável por um enorme desperdício, de cada 100 litros de água utilizados para a irrigação, 40 são jogados fora. Entre as principais causas para o mau uso do recurso, está a falta de planejamento e do emprego de tecnologias adequadas no campo.

— O meu curso de administração é focado em empreendedorismo, então a gente é exposto à tecnologia e a oportunidades variadas de negócio. Como eu sempre gostei da área de tecnologia e cresci na fazenda, meu pai é agricultor, conheci o problema. Então, escolhi o agronegócio porque impacta muito no meu dia a dia e no de todos— afirmou Mariana ao explicar como idealizou o projeto.

Depois de vencer 562 projetos, a administradora embarcará em junho para os Estados Unidos para participar do Graduate Studies Program (GSP) na Singularity University. A instituição americana, conhecida como a “Universidade do Futuro”, reúne nomes de impacto no cenário da tecnologia mundial, como Vint Cerf, conhecido como o pai da internet, e idealizador da Singularity.

— Fiquei super feliz, acho que vou aprender muito não só pelo fato da NASA estar imersa em grandes feitos tecnológicos, mas, principalmente, porque a Singularity investe em líderes inovadores. Todo mundo pode. Isso sempre foi meu lema. Eu me dei o direito e a ousadia de acreditar que podia fazer as coisas de maneira diferente— finaliza Mariana, antes de entrar em uma reunião de negócios.



Fonte: Globo
Mais sobre: