Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bancários aceitam contraproposta e encerram greve; bancos já abrem nesta sexta

Em alguns Estados os trabalhadores da Caixa Econômica Federal não aceitaram a contraproposta apresentada pelos bancos e decidiram continuar em greve. No Piauí, decisão pelo fim da greve abrange todos os bancos.

06/10/2016 19:47

Os bancários de todos os bancos públicos e privados no Piauí decidiram aceitar a contraproposta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na última quarta-feira (5), a qual prevê reajuste de 8% nas verbas salariais para 2016; abono em parcela única no valor de R$ 3.500,00, a ser pago após 10 dias da assinatura do acordo coletivo de trabalho (ACT)licença paternidade de 20 dias; 10% nas verbas do auxilio creche/babá e tíquete-alimentação; e 15% na cesta alimentação. 

A oferta feita pelos bancos ainda prevê um reajuste em 2017 correspondendo ao somatório da inflação acumulada no período (INPC/IBGE) mais 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas.

Com a aprovação da contraproposta, a categoria retorna ao trabalho após 31 dias de paralisação. 

Em assembleias realizadas por todo o país ao longo desta quinta-feira (6), os sindicatos da categoria decidiram aceitar a contraproposta. 

Durante a negociação realizada na quarta-feira, os representantes da Fenaban queriam que os bancários compensassem todos os dias parados, sem prazo limite. No entanto, o comando nacional dos bancários não aceitou a exigência dos banqueiros, e conseguiu que eles abonassem todos os dias parados. 

Os bancos, por sua vez, concordaram em relevar os dias parados com a condição de que sua contraproposta fosse aprovada nas assembleias realizadas pelo sindicatos ainda nesta quinta-feira (6), de maneira que os trabalhadores retornem ao serviço já nesta sexta.

Em alguns Estados os trabalhadores da Caixa Econômica Federal não aceitaram a contraproposta apresentada pelos bancos e decidiram continuar em greve.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: