• Patrimonio preco justo 2016

Acaba rebelião em presídio de segurança máxima de Sergipe

Acaba rebelião em presídio de segurança máxima de Sergipe

16/04/2012 19:20h

Brasília – A rebelião no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), em Aracaju, acabou após negociações entre os presos e a Polícia Militar de Sergipe. Cinco detentos foram transferidos para outros presídios do estado.

Cerca de 120 pessoas e três agentes prisionais, que foram feitos reféns, foram libertados. Ainda no início da tarde, os presos entregaram às autoridades duas escopetas e 25 munições calibre 12 e mais duas armas de choque conhecidas como taser.

Pelo menos 470 internos participaram da rebelião, que começou na tarde de ontem (15) e durou 27 horas. Os presos exigiam agilidade nos processos e nas audiências judiciais, mudança do comando do presídio e anulação do contrato com a empresa responsável pela gerência da unidade prisional.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, a questão dos processos judiciais será revista pela Justiça. Além das reivindicações, os presos também fizeram denúncias sobre tortura dentro dos presídios. A secretaria informou que será instaurado um inquérito para apurar as denúncias.

Os internos também queriam uma revista menos rigorosa dos parentes que visitam a unidade prisional, além de TV a cabo e alimentação mais adequada. Mas essas exigências foram descartadas pelo governo do estado.

Neste momento, todos os parentes que ainda eram mantidos como reféns estão em uma ala do presídio passando por uma triagem. De acordo com a secretaria, o procedimento é para evitar que internos se infiltrem entre os parentes e consigam fugir da unidade prisional. Além disso, militares do Batalhão de Polícia de Choque estão fazendo uma vistoria geral no interior do presídio com o objetivo de encontrar armas e outros objetos.

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe informou ainda que os presos rebelados destruíram grande parte das instalações do presídio. O órgão ainda não tem uma estimativa dos prejuízos. O Compajaf é considerado o presídio mais moderno de Sergipe e conta com amplo sistema de segurança eletrônico. Durante a rebelião, grande parte dos equipamentos foi danificada.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe seu comentário

Tags:


Notícias Relacionadas

MPF opina pela continuidade de novo inquérito na Zelotes

Inquérito apura ação de Lula e outros servidores em suposta venda de MPs. Advogados de defesa reclamam de irregularidade da investigação.

há 2 horas

Falcão diz em artigo que há 'tentativa de linchamento moral' de Lula

Presidente do PT publicou texto no site do partido em defesa de Lula.

há 2 horas

Unicamp começa a realizar testes rápidos que detectam zika em 5h

Exames de sorologia serão feitos com amostras de sangue, urina ou saliva. Ação será realizada inicialmente no HC em Campinas, afirma pesquisadora

há 5 horas

Desastre com barragem em Mariana será lembrado por escola em BH

Rompimento de Fundão fez Estrela do Vale alterar final do desfile. Alegorias também vão destacar patrimônio histórico.

há 5 horas